Compartilhe

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Na lama, uma vergonha mundial.

Queridos leitores,

vejo estarrecido uma cultura americanizada, rearranjada para o jeito brasileiro, estabelecida no nosso país. Trata-se de perceber do que o povo necessita e automaticamente um gatilho de ganhos, oportunidades e ganância dispara nas pessoas.

Isso funciona especialmente no governo, onde todas as necessidades do povo são vistas como uma forma de desvio de dinheiro. Isso acontece em todas as áreas do governo, saúde, educação, segurança, infra-estrutura, etc. É um câncer na sociedade. Não basta os políticos cobrarem seus altos salários e aposentadoria precoces, ainda se corrompem e lucram de maneira ilegal, através do uso do poder que lhe foi concedido pelo povo para que os representassem. Tráfico de influência. Toda esta cultura está arraigada no seio da nossa sociadede brasileira onde o senso comum, o bem estar da comunidade, de nada vale e é completamente ignorado. Patriotismo? Há quem saiba o que é isso nos dias atuais? Trata-se de um egoísmo onde cada um, numa competição desenfreada, busca desesperadamente pelos melhores recursos em detrimento de tudo e de todos. Não importa se será ruim para o país, para a saúde ou bem estar das pessoas, o que importa é o lucro, a oportunidade, se dar bem, a ganância. Os antigos diriam que são aqueles que vendem a própria mãe, mas antes cobram propina para que alguém entre a lista de interesse, cheios de justificativas. Quem não aproveita a portunidade é considerado trouxa e visto como um tolo. É aquela velha história do honesto ser notícia na TV, devido a exceção e o esperto ser admirado, ser o normal, o inteligente, fazendo, simplesmente, o que todo mundo faria. Inversão de valores e erro grave.

Por outro lado vemos uma sociedade que poderia funcionar, se nossos governantes dessem o bom exemplo e tomassem medidas para mudar a "situação cultural" do nosso país. Começando com coisas bem simples, como não jogar lixo no chão nas ruas e então daí em diante começar uma transformacão profunda em todas as áreas. O governante que deveria ser exemplo para todos, principalmente jovens, no cumprir da lei, a descumpre, sem hesitação e nenhum escrúpulo. Por outro lado, há países em que os vereadores, pessoas idôneas, reconhecidos pela sociedade, não recebem salário, dedicam uma pequena parte do seu dia para servir as suas comunidades. Não ganham nada e ainda prestam seus serviços em casa, não gerando despesas para ninguém. Aliás, ganham o reconhecimento por dedicarem parte das suas vidas para a comunidade onde vivem. Veja aqui neste link como os políticos trabalham na Suécia. Há ainda países, como a Dinamarca, onde a carga tributária é pesada, mas ninguém reclama. É considerado por muitos, como o país com a população mais feliz do mundo. Porque? Porque o dinheiro dos impostos é todo revertido em prol da população com serviços que realmente funcionam e atendem perfeitamente as comunidades. Veja aqui.

Alguma semelhança com o Brasil. Claro que não. 

Sentimos uma grande frustração e indignação, pois o potencial do Brasil é gigante e somos roubados todos os dias de todas formas imagináveis e inimagináveis. Pagamos diversas vezes pelos mesmos produtos e serviços. Somos multitributados. Pagamos muito caro por tudo o que consumimos. Nosso políticos roubam "o doce da criança" a todo o momento. Não sentem pena e não tem nenhuma misericórdia dos seus semelhantes. Asseguram o seu futuro e dos seus descendentes com o fruto das suas ações ilícitas. Eles tem certeza de que seus filhos e netos não estarão na vala comum.  No final, alguém tem que pagar a conta pela corrupção e pelos desvios de dinheiro. Somos nós, cidadãos e contribuintes que o fazemos, mas nossa mentalidade não muda. A maioria quando tem a oportunidade age de maneira semelhante. Fomos ensinados nas escolas, a competir (veja por exemplo, o vestibular, quando o certo é que todos deveriam ter a sua vaga garantida),  mas também de sermos meros peões trabalhadores e mantenedores deste sistema corrupto pagando um alto preço que não é dinheiro, mas o tempo das nossas vidas que gastamos para obte-lo. Preço tão menosprezado por ninguém menos do que nós mesmos. As irregularidades que vemos nos noticiários não chegam a ser nem a ponta do iceberg. Governantes entram pobres no governo, quando terminam seus mandatos saem ricos, com participações em diversas empresas, dinheiro em bancos no exterior, diversas propriedades no país e até fora dele, mas ninguém faz nada. Vendem o Brasil a quem pagar mais. Nosso país se esvai numa sangria desatada. O povo vive porque respira, mas está miserável, pobre, cego, surdo, nú e inerte, manipulado para que continue assim. A única solução para tudo isto é a verdade. A falsidade, a mentira, o engano, o levar vantagem em tudo, a ganância trouxeram este país onde ele se encontra... na lama, uma vergonha mundial.

Numa sociedade como a nossa onde a competição é promovida e incentivada, como disse antes, o povo é enganado, manipulado para permanecer nas suas "arenas" sendo entretidos enquanto os seus interesses ficam nas mãos de pessoas de má-fé, que não os representam, que pensam somente nos seus próprios interesses. Para estes, suas famílias estando supridas para sempre, o restante do povo que se dane. Quanto mais "entretenimento" para a população melhor para quem governa. A mídia é utilizada para isto. Veja o que foi investido na copa de 2014 no Brasil. Deixaram de investir em áreas absolutamente necessárias para investir no entretenimento do povo. Porque será? Só não vê quem não quer. Quando alguém fala a verdade é taxado de conspiratório, louco. Mas a verdade é que: Durante o império romano existiam as arenas onde os gladiadores lutavam até a morte para entreter um povo tirando o foco então do govermo. Na Grécia foram os esportes. Ficamos entretidos com todo o tipo de esportes, competições diversas, filmes hollywoodianos, consumismo, etc. Pessoas chegam ao ponto de num estádio de futebol, além de estarem sendo entretidos e enganados, ainda brigam com os demais torcedores, perdem suas vidas em disputas entre torcidas de clubes/times que eles próprios mantém através de seus ingressos e patrocínio diversos. Aqueles que morreram ou ficaram em camas de hospital, deixam suas famílias desamparadas. Afinal, minha gente, quais são as prioridades das nossas vidas? O que é mais importante e valioso para nós? É importante eu me entreter com falsos entretenimentos, num egoísmo extremo, onde digo: "Trabalho o dia todo e tenho direito de me entreter!"? Pensemos bem!

Se cada um de nós destinasse um pequeno tempo do que gastamos com futebol e outros entretenimentos para servir o país, para o bem comum, não estaríamos largados nas mãos de pessoas desonestas, numa situação como a que estamos e tudo funcionaria melhor. Sem essa de levar vantagem. Sem ganância. Somente o interesse em servir. Sem visar cargos, salários ou influência e poder. Somente servir. Se fizéssemos isto o governo não faria o que fez e continua fazendo. Precisamos servir, mas todos devem se envolver nisto. Declarar alguém seu representante e deixá-lo a própria sorte não resolve nada. Deve haver participação de todos. Não se enganem, enquanto muitas falcatruas estão sendo descobertas uma quantidade infinitamente maior está acontecendo no momento em que você está lendo isto.

Será que não percebemos que o valor arrecadado de impostos, segundo a Receita Federal, em 2013 por exemplo, de R$ 1,13 trilhão, é mais do que suficiente para que cada cidadão tivesse os serviços públicos de que precisava, perfeitamente funcionais e adequados. Todos sabemos como nossos impostos são mal aplicados. Tratam-se de administradores públicos que não administram nada, ou melhor, administram seus interesses pessoais, porque no final, terminam ricos, deixando o povo, a quem deveriam representar e defender, na lona.

Bem há uma frase, muito própria para este momento, que diz o seguinte:
"Em um tempo de fraude universal falar a verdade parece um ato revolucionário." (George Orwell)

Fiquemos todos na Paz, que excede todo o entendimento,
do Nosso Senhor Jesus Cristo de Nazaré.





Nenhum comentário: