Compartilhe

domingo, 12 de novembro de 2017

O estilo de vida de Jó

Queridos leitores.
Quando constatamos que Deus deixou sua palavra, sua sabedoria, expressa, que é a Bíblia, me pergunto: como há ainda quem não a tenha lido e seguido seus maravilhosos conselhos?
Em Jó 29, vemos Jó lembrando dos tempos em que era próspero, guiado pela luz do Senhor,  quando tinha vigor, fartura de tudo, quando estava sob a proteção de Deus, não que a tenha perdido, quando tinha seus filhos e era pessoa respeitada na sociedade.
Jó neste momento se acha alguém que estava fora dos cuidados de Deus, mas que não compreendia isto, pois sabia que fazia tudo correto e que era um homem piedoso.
Então Jó fala de coisas do a dia da sua vida, as características daqueles que estão debaixo das bençãos de Deus e o temem. Isto nos chama a atenção, pois são coisas que denotam alguém que é importante para as pessoas, pelo seu estilo e exemplo de vida. Jó fala então, que onde se reunia lhe era dado sentar-se junto a jovens e velhos. As pessoas importantes lhe ouviam. Ao lhe ouvirem diziam que era feliz, pois as pessoas davam testemunhos de sua vida. Socorria os necessitados e lutava pelas causas até dos desconhecidos. Praticava a justiça. Tinha fartura de dias e com tranquilidade viveria sua vida no aconchego da sua casa na provisão do Senhor. Sua provisão era inesgotável, pois como uma árvore frutífera, suas raízes se estendiam até as águas e sobre seus ramos havia orvalho. Sua honra era renovada. Os que o ouviam, esperavam seus conselhos e ficavam em silêncio para ouvi-los. Quando Jó falava não lhe replicavam e suas palavras caiam sobre a audiência como orvalho. Esperavam suas falas, seus conselhos, abrindo suas bocas como para receber a chuva de primavera e que sorria para eles quando não tinham confiança e a sua sabedoria não desprezavam. Era acolhido como pessoa sábia e importante, considerado e tratado como chefe, habitando como rei entre suas tropas e como quem consolava os que pranteavam. Este trecho, constante na bíblia, me chamou a atenção: "Não lhe replicavam e suas palavras caiam sobre a audiência como orvalho.". Como isto é difícil, pois por melhor que seja o conselho, por mais provas que se tenha, é difícil ser ouvido sem que haja alguma replicação, ou por discordância, ou por quererem fazer o que é errado contrariando o conselho, ou replicar por replicar, numa não aceitação ao aconselhador, que muitas vezes é acusado de estar julgando, ou ainda por se considerarem sempre corretos, por arrogância e falta de humildade.

Desta forma, Jó nos descreve, como é a vida daquele que vive um estilo de vida em Deus, uma vida piedosa, uma pessoa que pelo seu viver é um exemplo para as demais. Pessoa respeitada não por força de cargos ou títulos hierárquicos, muito menos por falsa fama de um mundo enganador e manipulador, mas pela verdade, justiça, misericórdia e piedade do seu viver. Quão verdadeiro é o viver daqueles que temem à Deus. Jó viu o "filme" de sua vida passar diante de seus olhos, devido as dificuldades que enfrentou. Jó foi provado duramente, mas triunfou pois era pessoa piedosa, um exemplo de vida.
Depois de perder tudo o que tinha , Deus restituiu à Jó dez vezes mais do que tinha antes da provação. Jó havia sido aprovado, deixando-nos este grande exemplo de vida e fé, de uma vida piedosa, guardada pelo Senhor,  luz colocada nos lugares altos para alumiar as trevas. Valhamo-nos do exemplo de Jó e sigamos seus passos, mesmo que a vida contemporânea nos faça pensar que é impossível. Prossigamos na carreira que nos foi proposta para chegarmos ao fim desta "corrida", vitoriosos em Deus.
Fiquemos todos na Paz, que excede todo o entendimento, do Deus que se fez carne, do Segundo Adão, o próprio criador de tudo o que existe, visível e invisível, nosso Senhor Jesus Cristo de Nazaré, Yahoshuah Hamashiah.

Nenhum comentário: