Compartilhe

domingo, 19 de novembro de 2017

Nos libertar deste mundo e da Lei??

Queridos amigos e irmãos em Cristo Jesus.

A palavra de Deus é perfeita e deve ser entendida/interpretada sempre dentro do contexto de todo o livro que está sendo lido, ou, no mínimo, dentro de todo o capítulo. Quem estuda sabe destas coisas, mas, infelizmente, textos fora do contexto continuam a ser pregados para fins suspeitos, não genuínos. A obscuridade é algo muito utilizado para deixar as coisas mal explicadas, mal entendidas, de má fé. Falsos pregadores da Palavra de Deus e do Evangelho das Boas Novas, ensinam somente a parte das escrituras que lhes interessam e lhes convém, ignorando o restante do texto que elucidaria toda a questão e daria o real entendimento do que está sendo ensinado. Não penso que os fins justificam os meios, especialmente nas coisas de Deus, quando dizem: "pelo menos estão pregando a palavra de Deus!". 


Jesus Cristo de Nazaré, o próprio Deus encarnado, desceu do céu  (João 14:9) e veio para nos libertar do pecado e do jugo da lei, que nos escravizava, amaldiçoava e nos afastava dEle. Quem crê no Senhor Jesus Cristo de Nazaré, recebe seu Espírito Santo, recebe a vida eterna, é filho de Deus, o pecado não tem domínio sobre sua vida, já é cidadão do reino dos céus, entendendo seu papel de peregrino, estrangeiro nesta terra. 


“E Jesus dizia aos judeus que nele creram: Se permanecerdes na minha palavra, sereis meus verdadeiros discípulos;conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. Replicaram-lhe: Somos descendentes de Abraão e jamais fomos escravos de alguém. Como dizes tu: Sereis livres? Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: todo homem que se entrega ao pecado é seu escravo. Ora, o escravo não fica na casa para sempre, mas o filho sim, fica para sempre. Se, portanto, o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres” (Jo 8,31-36).



Somos verdadeiramente de Deus, quando estamos livres do pecado. Deus e pecado não combinam, são opostos. A Lei informava, mostrava ao homem a respeito do pecado, mas não provia a salvação. O homem continuava inimigo de Deus, precisado de salvação, assim como todo aquele que não crê em Jesus Cristo de Nazaré, Yahushuah Hamashiah (Romanos 8:7-8). Ao tentarmos permanecer na lei de Moisés, estamos amaldiçoados, pois nenhum homem é capaz de cumprir a lei. Se desejássemos cumprir a lei, deveríamos cumprir toda a lei, mas isto é impossível ao homem. Um só homem cumpriu toda a lei, a saber Jesus Cristo de Nazaré. A própria lei diz que aquele que descumprir um ponto da lei é culpado de transgredir toda a lei e estará debaixo de maldição (Tiago 2:10). Não há escolha entre a Lei e da Graça. A lei, embora importante e para os israelitas, pois era um aio, ficou obsoleta com a morte de Jesus Cristo na Cruz e sua ressurreição, ou seja com a chegada da Nova Aliança (Romanos 6:14). Em Hebreus 7:11-12, isto nos é explicado. Se rejeitarmos a Graça, o evangelho das boas novas, estaremos rejeitando o sacrifício de Jesus Cristo e o próprio Yahoshuah Hamashiah, o Deus encarnado. Em resumo, a grosso modo, tudo se baseia em crer em Deus. Paulo já tratou destas coisas em vários dos seus escritos, especialmente na carta aos Gálatas. Estavam tentando implantar um legalismo na Igreja de Cristo. Diziam não bastar crer em Jesus Cristo, que as pessoas deveriam ser circuncidadas, comemorar as festas judaicas, e tudo mais que constava na lei. Tanto que no primeiro concílio de Jerusalem (dos apóstolos de Cristo), ficou definido o que os gentios convertidos deveriam fazer na sua vida cristã, que era somente se abster das contaminações dos ídolos, da fornicação (relações sexuais ilícitas), do que é sufocado e do sangue (Atos 15:20). Vejam que estas coisas já foram resolvidas lá atrás, há centenas de anos, no entanto o sistema religioso ainda quer obrigar as pessoas a guardar o sábado, pagar dízimos, e muitas vezes que até festejem as festas judaicas, entre outras coisas da lei. Além disto atraem as pessoas com cargos eclesiásticos, carreiras religiosas, lideranças de ministérios, etc. numa clara acepção de pessoas que Deus condena. Chega a ser escandaloso e vergonhoso o que obrigam os cristãos e novos convertidos a fazerem (Mateus 23:13,15). Tudo visando encher os templos de gente para aumentar a carteira de dizimistas, coisa que está ligada diretamente ao dinheiro e ao poder, ou em alguns casos, desconhecimento da verdade. Este discernimento é algo básico que todo o cristão ou messiânico deve saber, porque há muito mais liberdade em Cristo Jesus, do que ensinam, como por exemplo, em discernir o verdadeiro Deus, o verdadeiro batismo, a verdadeira ceia, o verdadeiro fogo e muito mais. Se o filho nos libertou, somos verdadeiramente livres, mas infelizmente as pessoas se deixam escravizar por homens interesseiros e mentirosos, com seus dogmas e suas falsas doutrinas. Novamente o povo perece por falta de conhecimento da Palavra de Deus, como consta em Oséias 4:6, embora em outro contexto. O Senhor Jesus Cristo nos alertou previamente sobre todas estas coisas e muitas outras.

Fiquemos na Paz, que excede todo o entendimento, do Nosso Senhor Jesus Cristo de Nazaré, Yahushuah Hamashiah.

Nenhum comentário: