Compartilhe

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Ender's Game

Queridos leitores,

Vou escrever sobre um filme que assisti recentemente. Se você não quiser saber o fim, não leia o parágrafo abaixo, pule para o próximo parágrafo. Não quero estragar o assistir de seu filme.

O filme Ender's Game, apresenta o protagonista, Ender Wiggin, um pré adolescente, num vertiginoso crescimento na carreira militar, devido a sua grande inteligência tática. Estava sendo preparado para a luta contra uma espécie alienígena. Espécie que num tempo anterior tentou invadir a terra, sem sucesso e que era considerada uma ameaça iminente. O comandante, interpretado pelo ator Harrison Ford, acreditou no rapaz e depositou toda sua confiança nele. Colocou-o como principal, no comando simulado dos ataques. O Comandante, pelo bem de todos e salvação da terra, num vale-tudo, não se importou com a tenra idade do rapaz, muito menos com qualquer limite, para conseguir seus objetivos. Ender Wiggin executou diversas simulações de combate, mas na última simulação, embora não soubesse, estava lutando de verdade, pensando que estava sendo testado. Como de costume, colocou sua inteligência em ação e com uma tática muito criativa e ousada, sacrificando vidas humanas para conseguir chegar ao fim da sua estratégia, acaba causando a destruição completa do planeta alienígena e de seus habitantes, dando a vitória a terra. O herói, no final do combate quando sabe da verdade, que executou um genocídio, fica transtornado. Diz que se soubesse que era de verdade não teria sacrificado a vida de seus soldados e muito menos teria cometido tal genocídio. Tomado por um sentimento de culpa, vai, então, ao encontro de um casulo, pista recebida através de um jogo, tipo visão, de um ser "rainha", como as formigas na terra, e compromete-se a achar um planeta para que aquela raça possa se estabelecer e crescer.

A pergunta que fica no ar, dentro do filme é: porque os aliens não estavam atacando a terra, visto que pareciam estar numa espera? estavam tentando comunicação? Conhecia-se suficientemente a espécie? Havia outra maneira de solucionar o problema? Poderiam viver no mesmo planeta que os humanos? A destruição total era realmente necessária?

Hodiernamente, esta situação acontece muito, na vida secular e cristã. As pessoas tem em mente o famoso chavão que diz: "Deus escreve certo por linhas tortas". Acham que os fins justificam todos os meios, ou ainda, que Deus se utiliza de qualquer meio para os seus propósitos. Impossível! Deus poderá usar uma mentira para conseguir chegar aos seus propósitos? Jamais! Os homens assim o fazem, sem constrangimento. Nas empresas vemos pessoas passando por cima de tudo e de todos para conseguirem crescimento profissional. Isso vale também para os relacionamentos pessoais, aliás, vale para tudo. Quando a "casa cai", e sempre cai, colocam a culpa em Deus e como Ele permite que aconteçam essas coisas. Nesse ponto generalizam e se fazem de vítimas, não reconhecendo assim seus erros e pecados. 

Nisso podemos ter certeza, que o caminho do perverso, do iníquo, acaba, invariavelmente, em morte. No final dá tudo errado e como é grande a sua queda. Mas o Senhor diz: "Arrependei-vos sinceramente das vossas iniquidades! Clame ao Senhor, teu único Deus! Eu conheço seus corações!". Jesus Cristo disse que Deus é fiel e justo para nos perdoar (1Jo 1:9) e não lembrar mais dos nossos pecados, desde que O tenhamos recebido nas nossas vidas.

No que diz respeito a vida cristã, temos que estar atentos para que as nossas congregações não se valham de mentiras e do vale-tudo para:
  • Interpretação da Palavra de Deus;
  • Galgar posições eclesiásticas;
  • O crescimento da congregação;
  • Obtenção de seus recursos financeiros (vendendo a Palavra do Senhor);
  • Unção (valendo-se do emocional para conseguir uma falsa unção);
  • Propagação da Palavra do Senhor (comércio dentro da "casa do Senhor");

Além de muitas outros erros, que a criatividade humana não cansa de inventar.

Para finalizar, Deus jamais utiliza meios mentirosos, incorretos e pecaminosos para realizar seus intentos. Deus é essencialmente, Santo, Fiel, Justo e Verdadeiro. Diz a Sua Palavra, que Ele é Luz e n'Ele não há treva nenhuma. Precisa dizer mais?

Mas ainda digo, quando o fim é bom, também são os meios! Deus usará seus meios santos para seus propósitos santos, assim como todos nós também devemos fazer! Isso parece lógico e muito comum, mas será que é?

Fiquemos todos na Paz, que excede todo o entendimento,
do Nosso Senhor Jesus Cristo de Nazaré.

Nenhum comentário: