Compartilhe

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

As dependências do homem


Queridos leitores,

Quando Deus criou o ser humano, o homem era livre, não estava sob nenhuma escravidão, estava somente na boa, perfeita e agradável dependência de Deus.

Hodiernamente, o homem cria, cada vez mais, dependência ao próprio homem,  escravizando-o. 

Vemos isso no nosso dia a dia. Deixamos de lado a dependência de Deus, que é boa, fiel, perfeita, agradável e gratuita, por uma dependência do homem, temporária, infiel, triste, escravizante e de alto custo.

Precisamos de tantas coisas construídas pelo homem, que torna-se impossível citá-las aqui. Posso citar algumas, modernas, que são consequências de outras dependências escravizantes. 

Primeiramente somos escravizados pela própria sociedade que nos impõe regras que devemos seguir. Muitas dessas regras nos fazem cair no jugo de homens. Submetemo-nos voluntariamente à muitos jugos desnecessários, simplesmente porque as pessoas nos levam a crer que deve ser assim, que é normal. Nascemos, crescemos, namoramos, casamos, temos filhos, ficamos velhos, morremos. Nesse ínterim, temos que comprar um carro (quase sempre financiado), comprar uma casa (para pagar em muitos anos, muitas prestações), confortos para casa, como TV de tela grande, Blu-rays e outras "últimas tenologias" (tudo em 10 vezes), coisas de uso pessoais, pacotes de viagens (também em 10 vezes), emfim, coisas que todos fazem. Vivemos nossas vidas para essas coisas, percebem? 

Um carro é necessário, mas nem sempre. Quando o compramos, por exemplo, além do próprio financiamento (que dá para comprar quase dois veículos a vista, no final do prazo), arcamos com a desvalorização do bem, pagamos combustível, manutenção, impostos, taxas, e como não temos segurança adequada nas nossas cidades, pagamos além do seguro obrigatório, mais um seguro, garantias adicionais, estacionamentos, pedágios e muito mais. Quando vendemos o veículo, perdemos mais um pouco ainda e os acessórios que instalamos. Uma grande dependência criada pelo homem para gerar mais dependências. 

Caso falte dinheiro para pagar todas essas despesas que um veículo gera, e usamos o cartão de crédito (para compra de pneus, peças, etc., por exemplo), que nada mais é do que uma outra dependência, a coisa fica bem pior. Experimente não pagar o total da fatura no vencimento, então você verá seus recursos serem consumidos (juros escondidos de quase 17% ao mês). Escravidão legalizada. Cada dia mais vamos ficando atolados em dependências. Esse é um simples exemplo, mas que mostra como criamos uma rede de dependências, baseados somente em  comodidades, disfarçadas de supostas necessidades. Vamos aceitando coisas que nos impõem, e que nos convencem que precisamos, como se não tivéssemos outras alternativas.

Queridos todas essas dependências, como disse antes, causam escravidão a um alto custo. O custo é o das nossas próprias vidas, que são vividas somente para satisfazer nossas supostas necessidades. Essas coisas sequestram o nosso tempo de vida e consomem nossos recursos. 
Poderia descrever aqui muitos exemplos, mas incito você a analisar sua vida e a refletir sobre isso. Podemos viver de maneira diferente. Precisamos refletir para ver se estamos numa roda-viva que precisa parar. 

Precisamos viver melhor, abrir mão de coisas desnecessárias. Saber que o excesso de coisas materiais, o consumismo, nos traz a escravidão. Saber que podemos viver com menos. Que as melhores coisas são simples. Que conversar com a esposa ou brincar com o filho, por exemplo, vai ser bem melhor do que assistir TV. 

Como podemos mudar nosso viver? Precisamos de Deus! Sozinhos não conseguimos! É maravilhoso quando voltamos para casa do Pai. Não estou falando de templos, estou falando de primeiramente voltar ao Pai, reencontrar nosso Deus. Almejar a casa que o Filho Jesus, está nos preparando junto ao Pai, onde não há dependências e escravidão, só o amor fiel e incondicional do Pai. Tenha certeza de que as coisas de Deus são melhores do que as coisas que o mundo nos oferece. Podemos ter Deus/Jesus Cristo já, juntinho de nós, basta que o aceitemos. Precisamos estreitar nosso relacionamento com Deus, inicialmente, através de orações. Falar com Ele como alguém que fala com um Pai muito amado e que te amam muito, como você jamais imaginou. Pense nisso!

As coisas dos homens tem preço, um alto preço. As coisas de Deus são de Graça e que ninguém cobre por elas, que temam à Deus, pois Ele é amor, mas também é justiça. Não há quem possa se esconder de Deus, pois Ele é onipresente, está em todos os lugares; é onisciente, sabe de todas as coisas; e é onipotente, o Deus todo poderoso, que criou todas as coisas.

Fiquemos todos na paz, que excede todo o entendimento, 
do Nosso Senhor Jesus Cristo de Nazaré, Yeshua Hamashia.

Nenhum comentário: