Compartilhe

segunda-feira, 4 de março de 2013

Ensinar e ajudar?


Queridos leitores,

Este artigo já estava escrito há algum tempo. Fala sobre o ensinar e o ajudar e então, resolvi postar. Parece-nos, a princípio, que há pouca ligação entre essas duas coisas. Quem ensina necessariamente não ajuda alguém, não é mesmo? Entretanto isso geralmente acontece. Na realidade quero escrever sobre essas duas coisas separadamente, mas dizer que há muito em comum. É algo bem simples, mas que muitas vezes não nos damos por conta. Invariavelmente quem ensina aprende, e aprende muito. Comigo foi sempre assim. No trabalho secular, só aprendi verdadeiramente quando estava ensinando (Administração, informática, rotinas de pessoal e antes disso alfabetização de adultos). Hoje não é diferente, aprendo muito ao ensinar o pouco que sei, ao falar das coisas de Deus. A respeito disso, muitas pessoas acham-se inaptas, incapazes para falar e ensinar as coisas de Deus, mas esquecem-se de que é o Espírito Santo de Deus quem dá o discernimento e a capacitação para falarmos d'Ele e proclamar o Evangelho à todos. Todos são aptos para isso, basta dizer: Eis-me aqui, Senhor. Ensinando,  aprendemos. O Senhor fará o que for preciso, mas o que dizer do ajudar? Com o crescimento das cidades e da marginalidade, muitas pessoas quando tem  chance de ajudar alguém, sente medo, fica totalmente constrangido, e seu coração vai endurecendo, até o ponto de não se importar mais com os outros. Semelhantemente ao ensinar, funciona o ajudar. Quando ajudamos alguém é que somos ajudados. Quando temos a oportunidade de ajudar alguém devemos agradecer à Deus pela chance que recebemos. Quando ajudamos alguém nos sentimos bem, edificados, e isso não passará sem ser visto pelo nosso Deus. Ajudando somos ajudados.
"Porquanto, qualquer que vos der a beber um copo de água em meu nome, porque sois discípulos de Cristo, em verdade vos digo que não perderá o seu galardão." (Marcos 9:41)
No entanto devemos saber que essa ajuda tem que ser de coração, no amor ao próximo, e não tentar enganar Deus, pois isso é impossível. Amor esse que se refere ao posicionamento de amar à Deus e ao próximo. Não se trata do amor carnal dos homens. É um amor posicionado, uma mente transformada para amar diferentemente do mundo, um amor que clama à Deus as suas bençãos e o bem para o próximo. Quem não ama a Deus, jamais amará, o verdadeiro amor, ao próximo. Explicado o pensamento sobre o amor, a ajuda pode ser melhor entendida. Ajudar o próximo com o verdadeiro amor, é obedecer a palavra do Senhor, que diz:
"E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas."  (Mateus 22:37-40)

Fiquemos todos na Paz, que excede todo o entendimento, do Nosso Senhor Jesus Cristo de Nazaré, Yeshua Hamashia. 

Nenhum comentário: