Compartilhe

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Conselho? Tô dentro!


Queridos leitores,

Não é fácil ouvir o que as pessoas tem à dizer a nosso respeito e que nos mostram o quanto estamos errados numa determinada situação. Quando somos admoestados, contrariados no mal feito, detestamos e invariavelmente não queremos ouvir as pessoas que se achegam para nos aconselhar. Achamos que temos a razão, que temos nossos motivos e que seria melhor essa pessoa se calar, mesmo sabendo que está correta. Porque será que resistimos àquilo que é bom para nós? 

Pare para pensar! 

Quando nos falam dos nossos vícios, porque ficamos tão resistentes e constrangidos? Quando o adolescente não quer ouvir os pais, quando esses lhe aconselham em determinado assunto? Porque não gostamos quando alguém nos diz que estamos dedicando muito tempo para internet, no Facebook, games ou frequentando algum site suspeito? Porque ficamos chateados, constrangidos e contrariados quando alguém nos diz que devemos parar de ver filmes violentos,  de terror e de outros falsos entretenimentos? Porque detestamos quando alguém nos fala que estamos dedicando muito pouco tempo para a nossa família, um tempo de qualidade? Porque "odiamos" quando alguém nos diz que as nossas companhias não são boas, que alguns do nossos amigos são "amigos da onça"? 
Afinal, porque não gostamos quando somos confrontados com situações em que pessoas nos chamam a atenção para um erro que estamos cometendo?

Queridos, o mal não é de mentirinha. Ele existe e tenta de todas as maneiras, nos induzir e manter no erro, para nos destruir. O mal não está para brincadeira! O pior de tudo é que o mal tenta nos convencer de que aquilo que estamos fazendo errado, não é nada, é normal, todo mundo faz. Não é verdade? Se for uma mentira, é só uma mentirinha, que não faz mal à ninguém. Se é um entretenimento ruim ou duvidoso, dizemos que só uma distração que isso não nos afeta, que precisamos desse tempinho de descontração. Se é um vício, dizemos que não é, pois podemos parar quando quisermos e vamos continuando com ele. Se é trabalho demais, sem tempo para família, dizemos que alguém precisa trabalhar para sustentar a casa, afinal temos muitos planos para o futuro, carro novo, casa nova, reforma, viagem, etc... Se somos estúpidos, grotescos e incompreensíveis, dizemos que precisamos ser duros, afinal a vida não é fácil e que as coisas precisam ser resolvidas. Se ficamos em cima do muro, dizemos que não temos lado, somos ecléticos, que deixamos a vida nos levar, que não nos comprometemos com nada, na boa. O mal quer nos manter no erro para nos destruir.  O mal tentará afastar de nós tudo aquilo que possa nos ajudar, nos afastando do bem, principalmente pela nossa própria atuação, pois ele está agindo na nossa vida naquele momento e não quer perder o controle do nosso ser.

Temos que estar atentos às ciladas do mal, bem disfarçadas de coisas boas. Devemos estar vigilantes. Devemos aceitar o conselho e conversas edificantes das pessoas que nos amam e de outras com experiência de vida, que se preocupam conosco e que querem nos ajudar. Tem um chavão que diz que se conselho fosse bom seria vendido. Uma grande mentira do mal. Quem nos ama, quem se preocupa conosco, sempre tem um bom conselho, construtivo, quando precisamos. Vamos aceitar esses bons conselhos, ouvir, refletir e levar em consideração para solucionar o problema que estamos enfrentando.

Queridos, há alguém melhor para nos aconselhar do que aquele que conhece os nossos segredos mais íntimos? Aquele que conhece até nossas intenções, que é Deus? Leiamos a Bíblia. São cartas de amor. A Bíblia é a palavra de Deus, a sabedoria que precisamos para viver uma vida digna, na verdade, na justiça, na retidão e no amor, agradando a Deus. 
"Não aceitaram o meu conselho, e desprezaram toda a minha repreensão." (Provérbios 1:30)

"Melhor é a criança pobre e sábia do que o rei velho e insensato, que não se deixa mais admoestar." (Eclesiastes 4:13)
Aplica o teu coração à instrução, e os teus ouvidos às palavras do conhecimento.  (Provérbios 23:12)
Jesus Cristo nos deu um grande conselho:
"Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem." (Mateus 7:13-14)

Ao sermos corrigidos, devemos saber que ficaremos constrangidos, contrariados e até nos sentir humilhados, mas devemos estar com os nossos corações e sentidos bem atentos e abertos à receber essa correção, porque faz muito bem para nós.

Fiquemos todos na Paz, que excede todo o entendimento, do Nosso Senhor Jesus Cristo de Nazaré.

Nenhum comentário: