Compartilhe

sábado, 4 de agosto de 2012

Ressaltando os pontos fortes

Invariavelmente as pessoas procuram ressaltar os erros e defeitos dos outros. Todos costumam dizer que isso faz parte na natureza humana. Queremos mostrar que sempre estamos corretos; que temos a razão; que sabemos das coisas; que os outros estão “por fora”; estão desatualizados e que não tem a experiência ou conhecimentos necessários sobre o assunto tratado. Fazemos isso para nos exaltar. Quando alguém nos desagrada ou não concorda com os nossos pontos de vista de forma mais veemente, fazemos forte oposição e muitas vezes “pelas costas”  amaldiçoamos, proferindo palavrões, xingamentos e desejando o mal.  Quem é que não percebeu ainda, que falar “pelas costas” e desejar o mal para as outras pessoas nos dá um tipo de satisfação negra?  Tudo isso por pensar, lá no fundo, que somos melhores e superiores do que aquele. Sabemos que destruir é mais fácil do que construir. Dessa forma os relacionamento vão sendo destruídos, como o mal gosta.  Pois é, essas coisas acontecem mais ou menos desse jeito. No entanto temos que ter na nossa mente, que um pé laranja, produz laranjas, uma videira produz uvas. Não tem conversa,  colhemos exatamente o que plantamos. Essa é a lei da semeadura, conforme consta em Gálatas 6:7.

Querem saber o pior de tudo isso? Todas essas coisas que fazemos produz muito mal. Essas coisas nos contaminam e acabam com a nossa saúde física, da alma, e do espírito. Felizmente existe o outro lado dessa situação. Vejam que é algo que podemos fazer todos os dias. Muito fácil. Isso pode mudar nossas vidas totalmente. É necessário que saibamos, que se queremos que alguém mude, é melhor começar primeiro por nós mesmos. É fato. Se aprendêssemos a abençoar ao invés de amaldiçoar tudo seria muito diferente. Como fazer? Veja este exemplo: quando o marido, ou a esposa está dirigindo o outro costuma dar palpites e dizer que o cônjuge está dirigindo mal, que é descuidado, que não tem visão do trânsito, que tira "finos" demais e por aí vai. Se você mudar essa sua posição e começar a dizer que a pessoa dirige bem, que é uma pessoa de bom senso, que respeita a sinalização, que anda dentro dos limites de velocidade, é que é ponderada, você estará abençoando essa pessoa. Devemos falar essas coisas para que todos ouçam. Você não estará mentindo, pois no seu interior você sabe que essa pessoa tem as condições necessárias para dirigir corretamente. O problema somos nós mesmos! Deixamos o outro inseguro pelos nossos comentários maldosos, que só visam mostrar que nós é quem dirigimos bem. Temos em mente que somente nós podemos resolver as coisas, que o outro é incompetente para o que está sendo feito. Não é assim que acontece? Reflita! 

A grande solução e resolução à tomar é:  quando alguém fizer algo que te desagrade, não discuta, não levante a voz, abençoe, ore por essa pessoa, não xingue ou deseje o mal. Faça o contrário daquilo que o mal quer que você faça. Abençoe! Se uma pessoa errou gravemente contra você e você se acha injustiçado, perdoe, abençoe, porque senão fizer isso, essa situação lhe causará muito mal e poderá prejudicar seriamente a sua vida. Não fique desejando que a pessoa se dê mal, que ela vai ver o que é “bom para tosse”. A justiça cabe a Deus, pois não temos o conhecimento necessário para fazer a justiça. Nosso conhecimento é parcial, ou nulo, principalmente sobre a vida e o momento daquele que está sendo “injusto” e o que ele está enfrentando na sua vida. Perdoar e abençoar é a melhor coisa que podemos fazer. Não tem erro! 

Devemos amolecer nossos corações e deixar de lado as “espertezas” do "sabe tudo" e "posso tudo". Acrescento ainda:  se você pensa que as pessoas que você encontra em qualquer lugar do mundo são simplesmente mais um, que não vale a pena, tire isso de cabeça. Valorize cada pessoa, principalmente aquela que você ache que não mereça. Veja o que disse Jesus Cristo sobre essas coisas que escrevi acima:
“Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos. Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?” (Mateus 5:43-47)
Vou escrever agora algo que vai fazer toda a diferença na nossa vida. Abençoemos todos os que passarem pela nossa vida. Desejemos coisas boas coisas à todos. Oremos à Deus por todas essas pessoas. Quando estivermos conversando com alguém sobre uma determinada pessoa, ressaltemos seus bons pontos fortes, suas virtudes. Todos cometemos erros e temos falhas, por isso não queiramos julgar os outros. Isso nos escraviza e destrói. Esqueçamos os erros dessas pessoas, e em segredo, oremos para que Deus possa se revelar à elas e que possam ser tratadas e curadas. Esse é o segredo de uma vida plena e abençoada. Abençoando seremos abençoados. Se fizermos o bem, receberemos seus frutos. Por outro lado, se desejarmos e fizermos o mal, também teremos os seus resultados, o mal. Fiquemos ligados!

Desejo e oro à todos nós, que possamos ser abençoadores, que sejamos pessoas que possam fazer a diferença nesse mundo! Que possamos ser instrumentos de Deus para levar a bondade, a felicidade, as bençãos e o amor à todos os que passarem pelas nossas vidas. Desejo e oro, acima de tudo, que possamos ser exemplos vivos da postura e caráter do Senhor Jesus Cristo de Nazaré. Lembremo-nos que a “história” de Jesus Cristo não é somente o que se conhece por ocasião do natal e da páscoa. Procuremos sempre conhecer melhor o Senhor Jesus Cristo de Nazaré e seus propósitos para o homem e o mundo.

Fiquemos todos na paz, que excede todo o entendimento, do Senhor Jesus Cristo de Nazaré.

Nenhum comentário: