Compartilhe

sábado, 9 de janeiro de 2016

Livres em Jesus Cristo de Nazaré

Queridos leitores,

Muitos acham que a liberdade que Jesus Cristo nos deu trata-se somente de nos livrar dos vícios e de todo o mal. Isso procede, mas na verdade dizemos que se o Filho nos libertou somos verdadeiramente livres. Somos livres num sentido mais amplo.

O que Jesus obteve com sua vitória na cruz sobre Satanás é muitíssimo mais. Não me adentro nisto devido ser assunto alongado, mas pergunto: Nos tiraria Jesus de um jugo de escravidão e opressão para nos impor outro? Obviamente que não. Me refiro a escravidão do mundo, do mal, do domínio dos homens, da religiosidade, de estar debaixo de maldição e etc.

Se entendemos que nada podemos fazer para merecer a salvação de Jesus  (porque é gratuita e para todos), porque nossa semente é pecadora e se dizemos que não temos pecado a verdade não está em nós, parafraseando 1 Jo 1:8, será que deixando de comer certos alimentos, ouvir somente musicas gospel (algumas mais comerciais do que muitas musicas seculares), de tentar cumprir a Lei Mosaica, como guardar o sábado por exemplo, isso vai agradar à Deus de tal maneira que nos coloque num patamar de destaque diante de dEle, mesmo sabendo que a Graça e as benesses de Deus são de graça, para todos e que Ele não faz acepção de pessoas?

Será que Jesus Cristo nos deixou de legado uma pseudo-liberdade, onde temos que fazer "quilos" de coisas para estarmos justificados e santos diante dEle, para merecermos estar na sua presença e para que Ele ouça nossas orações? Não tem sentido, não é mesmo?

Quando Jesus expirou na cruz e o véu do santuário se rasgou de alto a baixo em dois (Mateus 27:50-51), as barreiras foram rompidas e todos passaram a ter acesso à Deus e não mais somente os sacerdotes. O preço dos nossos pecados havia sido pago com o sangue do próprio Deus. Se você recebeu e creu em Jesus Cristo, você é tão ou mais sacerdote do que o pastor da sua congregação, caso frequente, independente de ordenação humana. Trata-se de ler as escrituras, entendê-la pelo Espírito de Deus e proclamá-la onde Deus lhe disser. Pode ser para o seu vizinho e isso será tão importante quanto ir pregar na áfrica, por exemplo. Jesus Cristo deu autoridade aos seus (Mateus 28:18:20). Através dos seus discipulos, Jesus pode realizar sinais e prodígios, mesmo nos dias atuais. Tudo para honra e glória dEle, tudo de graça, para todos os que O receberem. (Mateus 10:8)

Veja esta maravilha de versículo na forma de uma metáfora:
"Ó vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite." (Isaías 55:1)
Se crer em Jesus Cristo de Nazaré (Yehoshua) é: ter a vida eterna; é ter uma vida plena e abundante; é ser filho de Deus; é ser descendente de Abraão, na fé; é ser herdeiros de Deus e co-herdeiro de Cristo Jesus. Sendo nós então, seus filhos, como poderemos não entender e não se apropriar da liberdade que Ele nos deu e permanecer debaixo de um jugo de escravidão imposto pelo homem/mundo?

Olhe o que disse o mestre Jesus, Deus que desceu dos céus:
"Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve." (Mateus 11:30)
Devemos rejeitar firmemente a manipulação do mundo e dos homens que querem nos impor uma condição de escravidão impetrando decretos baseados em religiosidades e de sistemas mundanos criados por eles próprios, baseados em seus interesses visando o domínio da vida dos seus semelhantes. Homens que julgam e condenam seus semelhantes, mas quando a coisa acontece em suas famílias a regra para eles não se aplica. Hipócritas. Escravidão para os outros e a suposta liberdade para si e para os seus.

Que liberdade é esta? Usando o próprio nome de Deus, os homens dominam seus semelhantes e os fazem cumprir ordenanças que Jesus Cristo não ordenou. Tratam-se de dogmas, regras, doutrinas, normas, ordenanças, entendimentos carnais errôneos e enganatórios, do mal para desviar as pessoas do simples e verdadeiro caminho do ensino de Jesus Cristo, que é espiritual. Veja João 14:6 que diz que Jesus é o Caminho a Verdade e a Vida e que ninguém chega ao Pai senão por Ele.
"Mestre, qual é o grande mandamento na lei? E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas." (Mateus 22:36-40) (grifo meu)
Viram como é possível! Mas como viver isto? Assim:
"E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum." (Atos 2:42-44)
Podemos ver que ser cristão é um estilo de vida, é seguir e ser discipulo de Jesus Cristo de Nazaré.
"Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros." (João 13:35)
Quanto a dominação dos homens como o comer e o beber, dias de festas e todas as normas criadas pelos homens para domínio dos outros, veja o que diz o apóstolo Paulo na sua carta aos Colossenses, embora direcionado ao que acontecia naquele momento, mas que serve perfeitamente para os dias atuais:
"Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo. Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão," (Colossenses 2:16-18).
Certamente conhecemos tantas pessoas que ditam regras para os outros seguirem, mas eles mesmos não as cumprem, como faziam os fariseus, pois muitas destas regras satisfazem seus interesses, principalmente os econômicos. Nada mudou.

Quem é verdadeiramente de Jesus Cristo de Nazaré sabe muito bem o que pode e o que não pode fazer, pois o Espírito de Deus está com ele e lhe fala todas as coisas.

Quem é de Jesus Cristo de Nazaré passou da escravidão para a verdadeira liberdade, para a vida plena e abundante, tem discernimento das coisas e não se confunde. Aceita que a vontade de Deus é o melhor para si, embora muitas vezes não a entenda (O apóstolo Pedro passou por isso). Vive a alegria de amar o Senhor Deus em primeiro lugar, fazendo tudo porque O ama e não por causa de regras inventadas por homens, que só o afastam do Criador Supremo. Deus quer somente o nosso coração e nada mais, pois se nosso coração for dEle faremos tudo certo e tudo dará mais certo do que imaginamos.

Se somos de Jesus Cristo teremos o coração voltado para Deus. Poderemos ter nosso coração segundo o coração de Deus e seremos amorosos, bons, generosos, simples, humildes de coração, puros, valentes, intrépidos, animados, cheios do fruto do Espírito, a saber, amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e domínio próprio.

Ser segundo o coração de Deus é ser: corajoso(a)/valente, animoso(a), animado(a)/otimista, homem(mulher) de batalha, dependente de Deus, que assume seus atos, prudente, conhecedor(a) dos seus limites, é ter a marca da aliança com Deus que é o sangue de Jesus Cristo derramado naquela cruz por todos nós.

Assim seremos livres para fazer o bem porque somos salvos e não o contrário. Não cumpriremos rituais e cerimoniais porque já fomos justificados. Seremos justos diante de Deus. A ressurreição de Jesus Cristo é a prova disto. Não pecamos mais porque já fomos santificados. Se tropeçarmos e houver reconhecimento, arrependimento e mudança de atitudes, Deus é fiel e justo para nos perdoar (1 João 1:9).

Somos livres para nos reunir nas nossas casas, independentemente de estarmos membrados em alguma denominação, com os irmãos em Cristo para ler a palavra de Deus em oração e para o partir do pão, pois somos sacerdotes de Cristo Jesus, dirigidos pelo Espírito Santo de Deus, longe do domínio dos homens e dos seus interesses e compromissos que nos tornam ativistas religiosos nos fazendo perder precioso tempo.

Muitos templos supostamente do Senhor, são lugares ritualísticos, cheios de programações inúteis que mais parecem clube sociais, com suas confortáveis poltronas logotipadas, condicionador de ar, cheios de recursos tecnológicos e som de última geração, repletos de lazer e agendamentos que visam ocupar e atrair as pessoas pelo que oferecem, principalmente prosperidade e não pelo buscar e proclamar à Deus e o Seu verdadeiro evangelho.

A bíblia declara claramente que Deus não habita em templos construídos por mãos humanas e nem é servido por elas, conforme declara o próprio Salomão em 2 Crônicas 6:18 e conforme consta em Atos 27:48 e 1 Coríntios 6:19. Jesus disse ainda, conforme Mateus 18:20:
"Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles." São palavras de Jesus Cristo de Nazaré, o próprio Yehoshua.
Como podem então, existir templos que dizem ser a morada de Deus, ou que é somente ali que Deus se manifesta, ou pensar que é somente nestes lugares que Deus ouve as nossas orações, ou que devemos marcar tempo certo para buscá-lo nestes lugares?

Saibam que o tempo certo com Deus são todos os dias. É ter Deus permanentemente nas nossas vidas, diariamente. É ter Deus presente no nosso estilo de vida. Orações à Deus não somente no culto da familia aos domingos, mas sim em todo o tempo. O mal tenta nos ocupar o dia inteiro para que não tenhamos esta comunhão diária com Deus e tenta nos enviar a supostos templos onde dizem que Deus habita, onde é pregada a prosperidade. Nada mais não do que sinagogas de Satanás, domínio do homem e do mal sobre o homem.

Tudo isso é escravidão, mas estamos falando de liberdade em Cristo Jesus, porque Ele mesmo cuida dos seus, os protege "debaixo das suas asas" e na "concha das suas mãos".

Para terminar, Jesus Disse:
"Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve." (Mateus 11:29,30) (grifo meu)
"O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos." (Oséias 4:6) . Isso acontece hodiernamente.
"Portanto o meu povo será levado cativo, por falta de entendimento; e os seus nobres terão fome, e a sua multidão se secará de sede." (Isaías 5:13)
"Os lábios do justo apascentam a muitos, mas os tolos morrem por falta de entendimento." (Provérbios 10:21)
Para finalizar:
Não precisamos de amuletos, pé de coelho, trevo de quatro folhas, correntinhas, fitinhas coloridas, crucifixo, amuletos, medalhas, imagens, pirâmides, monolitos, estátuas, carancas, pedras diversas, tatuagens ou quaisquer coisas semelhantes. Não bebemos, não fumamos, não nos drogamos não porque Deus não quer ou não permite, mas porque SOMOS LIVRES. Nossa confiança não está depositada nestas coisas sem valor espiritual algum. Somos novas criaturas. Nossa marca é espiritual. Somos lavados pelo precioso sangue de Jesus Cristo vertido naquela cruz, por todos nós. Quando O recebemos nas nossas vidas, morremos com Ele naquela cruz, mas também ressuscitamos com Ele e nos tornamos novas criaturas, LIVRES. Nossa confiança está depositada nEle, na Brilhante Estrela da Manhã, o bom pastor, a porta.
"Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus." (João 3:3)
"Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?" (João 3:4)
"Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus." (João 3:5)
 The end

Fiquemos todos na Paz, que excede todo o entendimento,
do Nosso Senhor Jesus Cristo de Nazaré, Yehoshua.

Nenhum comentário: