Compartilhe

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Quanto custa o dinheiro? Cuidado!

Queridos leitores,

alertas nem sempre são bem vindos, mas é bom ficarmos de olhos bem abertos. Os juros bancários do cheque especial e cartão de crédito são os maiores desde 1995, ou seja dos últimos 20 anos.

Segundo o Banco Central do Brasil, o conceito de CET - Custo Efetivo Total é o seguinte: Custo Efetivo Total (CET) é a taxa que corresponde a todos os encargos e despesas incidentes nas operações de crédito e de arrendamento mercantil financeiro, contratadas ou ofertadas a pessoas físicas, microempresas ou empresas de pequeno porte.

Qual a importância do CET?
Além de conhecer o custo real, o CET possibilita a análise e comparação entre diferentes empresas ou operações de crédito. Assim, o cliente adquire o poder de uma decisão mais detalhada e acertada, que atenda de fato as suas necessidades. Em outras palavras, o cliente fica sabendo o quanto, realmente, está pagando pela operação financeira realizada. A taxa de juros, por si só, não reflete a totalidade do custo da operação financeira.

Então vamos lá: Acreditem ou não o CET do cheque especial em alguns bancos passa dos 378% ao ano. O CET do crédito rotativo do cartão de crédito, pasmem, passa de 440% ao ano. Absolutamente impagável.

As notícias informam que os juros cobrados pelos bancos brasileiros, em algumas linhas de crédito, fariam qualquer agiota norte-americano sentir vergonha.

A rentabilidade dos bancos brasileiros tem sido o dobro dos bancos norte-americanos.

Há uma instituição financeira, que está com sua taxa do crédito rotativo do cartão de crédito em 719% ao ano. Consta nos dados do Banco Central.

Até quando pagaremos a conta de uma economia escravagista e de um governo corrupto. Quando as pessoas pensam que estão seguras nas suas finanças vem o governo com seus desgovernos e causa todo o tipo de dano e recessão. Temos visto isto acontecer no decorrer na história econômica brasileira. São tão previsíveis que chegaram ao cúmulo de fazer confiscos descarados ou camuflados como está sendo feito atualmente. As teorias de conspiração dizem que é nestes tempos, tempos de crise, em que os "donos do dinheiro" ganham muito mais, fortunas são geradas, pois são eles próprios que periódicamente geram estas crises e recessões ao seu bel prazer para crescimento de suas fortunas. Parece não se tratar de conspiração, pois é só olhar o lucro dos bancos neste momento.

Ironicamente parece que o povo brasileiro é muito rico, pois paga muito caro por tudo o que consome. Coisa de quem é muito abastado mesmo.

Os salários dos brasileiros são muito menores e pagam mais caro por todas as coisas que consomem do que os norte-americanos. Mas o pior de tudo é a roubalheira generalizada em todas as áreas do governo. Mentem ao povo e só pensam em aumentar seus salários. Que representantes fomos arrumar, heim?

Alguns poderão dizer que comparar a economia norte-americana com a economia do Brasil, que é um país em desenvolvimento, é uma tolice. Tolice para mim é aceitarmos recessão de tempos em tempos, corrupção e roubo em tempo integral (porque os corruptos e roubadores não descansam ou nem cansam), sem nada dizer e sem comparar com o que se vê no cenário mundial. Quer um pequeno exemplo: Um carro nos estados Unidos custa 1/5 do que custa no Brasil. Pagamos ou não pagamos tudo bem mais caro? Lembrando que os norte-americanos tem maiores salários que os brasileiros. É desafio para os mestres da economia explicar. Há uma trava que impede o nosso país de crescer verdadeiramente. Talvez seja alguma interferência estrangeira camuflada, manipulando os governantes, comprando-os, tornando-os ricos para que desconsiderem o povo, para que o Brasil não alcance o que verdadeiramente pode ser, à saber, uma potência mundial.

Que Deus tenha misericórdia do Brasil e do nosso povo. Orar é o mínimo que podemos fazer. É necessário o posicionamento do povo contra tudo isso.

Saudações patrióticas, até mais.

Nenhum comentário: