Compartilhe

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Somos únicos

Muitas vezes andamos neste mundo, meio que sem saber quem somos, de onde viemos e para onde estamos caminhando. Queremos nos enturmar, ser como os outros. Fazer parte de uma massa que caminha sabe-se lá para onde. Queremos seguir e muitas vezes sermos seguidos, mesmo que não saibamos para onde estamos indo. Não "cai a ficha" de que somos únicos. Cada ser humano é um ser diferenciado, único e que deveria realizar coisas maravilhosas e únicas, mas que insiste em fazer o que todos fazem. Quando alguém realiza algo diferente do que a maioria realiza, é considerado um gênio, ou pior, um louco. Mas há algumas coisas semelhantes à considerar e refletir. Vou dar alguns exemplos do nosso dia a dia: Quando tomamos um medicamento há um efeito geral, mas cada organismo reage de uma maneira diferente ao mesmo. Assim acontece com todas as coisas. Se, por exemplo, como amendoins, o efeito pode ser afrodisíaco, como tantos dizem, mas para outra pessoa o efeito poderá ser somente o de fazer funcionar melhor seus intestinos. 

Com palavras e sentimentos funciona da mesma forma. Uma palavra falada por alguém pode surtir um efeito devastador gerando sentimentos imprevisíveis, mas para outra pessoa pode não ocasionar coisa alguma. São vivências, percepções das pessoas, que podem influenciar severamente o processamento da informação recebida e as suas consequências. O ideal, no caso do medicamento, seria algo que fosse específico para cada um de nós, de preferência sem efeito colateral. Já no caso da palavra, o correto é ter a palavra certa para a pessoa certa, no tempo certo e na ocasião propícia. Não podemos generalizar, sob pena do caos. Lembro-me, neste momento, das reuniões, em pequenos grupos, para falar falar das coisas do Senhor. Trata-se de algo mais próximo, mais personalizado. Quem não gosta de um tratamento personalizado? Não gostaria de ter seu líder de grupo orando por você, por sua família e por suas necessidades? Quem quer ser apenas mais um na multidão? Quem quer ser apenas um número? Somos pessoas únicas, com corpo, alma e espírito, não coisas.

Com Deus funciona da mesma forma. Se somos seres únicos, como Deus poderia se comunicar conosco e nos tratar de uma forma genérica? Deus, que conhece profundamente o nosso coração, nos trata personalizadamente, pois é um Deus pessoal. Fala comigo de uma maneira diferente da que fala com você. Isso é maravilhoso. Não pense que Deus muda, pois não muda, mas tratou Adão e Eva de uma maneira, Abraão de outra, Noé de outra, Moisés de outra e assim por diante. Deus é tão pessoal que mandou o seu Espírito Santo morar em nós. Somos o seu templo. Aqueles que crêem no Senhor Jesus de Nazaré, receberam o Espírito Santo de Deus. Quer mais personalização do que isto?

O melhor disto tudo é que não necessitamos explicar os problemas que estamos passando, a confusão do que estamos sentindo, enfim, nossas coisas ao Senhor, pois Ele nos conhece profundamente. Deus é pessoa viva, em espírito. Não há o que possamos esconder dEle. Isso é muito bom, pois há coisas que estão no nossos corações que nem sabemos explicar, nos faltam palavras para descrever o que sentimos, não é verdade? Para ajudar nisto, pois precisamos desabafar, mesmo que meio desajeitados, temos uma grande arma que o Senhor nos deu, que é a oração e a adoração. Podemos e devemos apresentar nossas petições ao Senhor. Precisamos também adorá-lo, sendo esta uma das maiores armas contra o mal. Quando fazemos isso de coração, O Senhor Se inclina para nos ouvir, e nos ouve personalizadamente. O Senhor é onisciente e onipresente, então não precisamos nos preocupar, Ele vai nos ouvir. Se somos dEle, Ele é fiél e jamais quebrará a aliança que fez conosco. Ele está sempre pronto a ouvir e a atender o Cesar, a Maria, o João, a Fernanda, o Marcos, o Marcelo, o Felipe, o Joaquim, o Orlando, a Flávia, a Marcela, a Aninha..., desde que, o que eles queiram, esteja dentro da Sua vontade, que pelo que sabemos é, boa, perfeita e agradável. Observação: Muitas vezes Ele nos protege de nós mesmos. Entende?

Fiquemos todos na Paz, que excede todo o entendimento, 
do Nosso Senhor Jesus Cristo de Nazaré.


Nenhum comentário: