Compartilhe

quinta-feira, 9 de maio de 2019

A humildade antecede a honra!

Queridos leitores.

"O temor do Senhor ensina a sabedoria, e a humildade antecede a honra." (Provérbios 15:33)

Este simples versículo traz uma grande e profunda mensagem para as nossas vidas. Somente a bíblia, este livro maravilhoso, para trazer tal sabedoria.
Resta-nos saber então:
1- O que é temor?
2- O que é a sabedoria?
3- O que é a humildade?
4- O que é a honra?

Tantas coisas à entender numa frase tão pequena!

1- Temor:
- Segundo o dicionário: temor é um substantivo masculino na língua portuguesa, usado para definir o ato ou efeito de temer, ou seja, o medo, receio, pavor e terror de algo ou alguma coisa. A palavra temor é comumente empregada no sentido de sentir medo de situações desagradáveis inevitáveis, como o temor da miséria, da velhice ou o temor da morte. O termo também pode estar relacionado com a obediência e demonstração de rigor e pontualidade em relação a algo. Exemplo: "ele cumpria com temor as suas obrigações".
- Segundo a bíblia: o temor é um sentimento de respeito e reverência à Deus, praticada pela doutrina cristã, conforme consta no livro de Hebreus nas escrituras: "Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor; porque o nosso Deus é fogo consumidor" (Hebreus 12:28-29). Tudo o que se refere a fogo, nas escrituras, diz respeito a juízo.

2- Sabedoria - Sophia:
- Segundo o dicionário: é o substantivo feminino que é a característica de uma pessoa sábia e que significa um conhecimento extenso e profundo de várias coisas ou de um tópico em particular. A sabedoria muitas vezes é indicativo de uma pessoa instruída, que tem muito juízo, bom senso e se comporta com retidão.
- Segundo a bíblia: a palavra sabedoria provém do grego sophia e significa “inteligência plena". Excelência mental no sentido mais pleno. Entretanto, sophia não se trata somente de conhecimento, mas da habilidade e do julgamento para aplicar tal conhecimento às circunstâncias e situações cotidianas. O conhecimento por si só, não garante a atitudes e conclusões acertadas. A sabedoria nos ajuda para a tomada de atitudes corretas. Salomão foi um exemplo de homem sábio. 

3- Humildade:
- Segundo o dicionário: virtude caracterizada pela consciência das próprias limitações; modéstia, simplicidade.
- Segundo a Bíblia: humildade é conhecer-se balanceadamente, equilibradamente. É saber reconhecer que quem merece honra e glória é Deus e não nós (Romanos 12:3). A pessoa humilde não é arrogante, orgulhosa ou vaidosa, mas ela se ama. Ela reconhece os seus pontos positivos e é grato à Deus por isto. Conhece seus pontos negativos e busca em Deus a ajuda para vencê-los. Ela se sujeita à Deus, porque Deus conhece todas as coisas, esquadrinha os corações e tem tudo sob seu controle. Quem é humilde não é egoísta. A humildade está muito ligada ao altruísmo. É o pensar nos outros antes de nós. Não nos achar melhores ou superiores aos outros. "Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a vocês mesmos." (Filipenses 2:3)

4- Honra:
- Segundo o dicionário: princípio que leva alguém a ter uma conduta proba, virtuosa, corajosa, e que lhe permite gozar de bom conceito junto à sociedade. Honra é um princípio de comportamento do ser humano que age baseado em valores bondosos, como a honestidade, dignidade, valentia e outras características que são consideradas socialmente virtuosas. O conceito de honra pode estar relacionado com diversos significados, sendo a associação com o sentimento de orgulho próprio ("honra pessoal") e o comportamento de consideração ou admiração alheia alguns dos mais utilizados. Exemplo: "Ela concedeu-lhe a honra de sua companhia" ou "O homem manteve a honra como um verdadeiro rei". A ideia de "ter honra" também pode significar "ter destaque", ou seja, alguém que possua privilégios ou distinção entre os demais em determinada ocasião. Além disso, "uma honra" pode ser ofertada para alguém em sentido de homenagem, como uma forma de demonstrar respeito. Normalmente, as pessoas agraciadas com uma honra recebem um símbolo, como um diploma ou medalha de honra. A expressão "homens de honra", por exemplo, é utilizada para designar aqueles indivíduos dignos de confiança, que honram suas ações ou promessas.
- Segundo a bíblia: A honra é uma chave divina, disponível aos humildes de coração, para o acesso sobrenatural a uma vida de milagres em todas as áreas. A palavra Honra no grego é “ti-mé ou ti-má-o”, que significa: estimar, fixar o valor, honrar, reverenciar. Essa palavra vem da raiz grega “timios” que significa: De grande valor, precioso, mantido em honra, especialmente querido. “Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra”. (Romanos 13:7).

Em resumo: O homem temente à Deus, recebedor da sabedoria divina, é humilde. Através da humildade é portador da honra, vivendo uma vida plena e abundante!


Fiquemos todos na Paz, que excede todo o entendimento,
do Nosso Senhor Jesus Cristo de Nazaré, YAHoshuah Hamashiah.

Nenhum comentário: