Compartilhe

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

O medo, o obscurantismo e a mentira


Há muito tempo as igrejas que se dizem de Jesus Cristo nada mais são do que empresas que exploram a fé das pessoas. Trabalham nestas empresas profissionais da fé. Lideres religiosos fazem seus discursos elaborados, lindos e emocionantes, quando, na verdade, meia dúzia de palavras bastariam para dar conta do recado. Para eles o emocional das pessoas deve ser atingido. Estratégia de oratória? Claro que sim. 

Contratam administradores formados em faculdades seculares ou estagiários, visando reduzir custos de funcionários C.L.T., para gerir os recursos obtidos dos "fiéis", para administrar o "negócio". Talvez, nestes casos, não seja pré-requesito ser cristão, pois até pode que essa pessoa se converta e mais um estará salvo, mas salvo do que? (Mateus 23:15) Estas empresas justificam suas atividades e "seus" templos declarando que fazem obras sociais, ajudam famílias, patrocinam missões, etc, como se os fins justificassem os meios, mas pior do que isso é que acreditam nas suas próprias mentiras. São "empresas", inscritas no CNPJ, isentas de IR (imposto de renda), IPTU, IPVA e com os estagiários ficam também isentas dos direitos trabalhistas do funcionário que seria CLT. A justificativa poderá ser de que devem administrar bem os recursos financeiros oriundos de doações, certamente. A pergunta que vem a mente é: não seriam os impostos, se cobrados e pagos, revertidos para o bem da comunidade? Isto não estaria dentro do que foi ensinado por Jesus que pagou impostos? porque será que o governo, sedento por impostos, não cobra impostos das igrejas (templos)? Estará o governo impossibilitado disto porque trata-se de doação? Convido-lhe a refletir sobre isto.

Será que Jesus mentiu quando disse que reino dividido não prospera (Marcos 3:24)? Assim como, verdadeiramente, os apóstolos e profetas são o alicerce da verdadeira igreja de Jesus Cristo de Nazaré, Filho de Deus (Efésios 2:20), estas outras igrejas, supostamente de Jesus, tem na sua base o seu principal erro, a divisão. Será mesmo que acreditam que a árvore má pode dar bons frutos? Mentem e manipulam as "ovelhas" para que fiquem debaixo do seu domínio e do seu pesado jugo, assim como faziam os fariseus e mestres da lei no tempo de Jesus. Exigem os seus falsos dízimos ameaçando as pessoas com maldições e interpretações tendenciosas da palavra do Senhor. Isso me faz lembrar de uma frase que me impactou muito quando a li pela primeira vez: "O medo é a fé do diabo, o obscurantismo o seu catecismo e a mentira a sua cruz". Que tremendo! Isto é familiar pois acontece muito nas igrejas que se dizem de Jesus Cristo. Geram medo nas pessoas, ameaças de maldição, coerção, promovem a obscuridade onde lhes interessa e a mentira corre livremente. Não entendo como pode ser, que aqueles que pregam o amor ao próximo, mentem para seus semelhantes, promovendo o medo através de falsas ameaças usando para isto, falsamente, a própria palavra do Senhor, assim como o diabo a usou para distorcer a verdade e tentar o Senhor Jesus Cristo no deserto. É incompreensível onde os líderes destas "igrejas de Jesus" querem chegar. Certamente nem eles mesmos sabem ou estão muito enganados ou comprometidos. Querem crescer, aumentar seus templos, criar novas estruturas, salas confortáveis climatizadas, estacionamentos, clubes para os membros, viagens, sessões coletivas de cinemas e tudo o que o mundo oferece. Muitos destes líderes, vergonhosamente, sucumbiram a ganância e até participam de redes de marketing, ou seja, redes piramidais. Mentem deslavadamente. Dizem que esta é a prosperidade e bençãos que o Senhor dá, dentro de seus templos. Que são os separados de Deus e herdeiros das bençãos. Isto nos lembra de Mateus 4:9. Esquecem que o Senhor Jesus disse que quem o seguisse, como ele, não teria onde recostar a cabeça (Mateus 8:20) e que não vestissem uma segunda túnica, o que nos fala de uma identificação com as pessoas simples e comuns. Jesus ainda disse que aquele que diz que o conhece e não segue seus mandamentos, não o conhece (1João 2:4). Esqueceram disto também? estão com a memória um tanto fraca. Por causa do dízimo, também "esquecem" de avisar seus "fiéis" que Deus não habita em templos construídos por mãos humanas e nem é servido por elas, conforme nos dizem as escrituras, que eles supostamente pregam, conforme está expresso em  2Crônicas 6:18, Atos 17:24,25 e 1Coríntios 3:16 entre outros textos. Que coisa não é mesmo? Muitos pensam que só frequentando os templos é que poderão falar e se encontrar com Deus. As mentes aparentemente fracas destes líderes os fizeram esquecer de deixar claro aos seus membros o que Jesus disse à samaritana junto ao poço de Jacó, na Samaria, sobre a verdadeira adoração e os verdadeiros adoradores que Deus busca (João 4:21-24).
Certamente estamos vivendo os últimos tempos. A manipulação que as pessoas sofrem atingiu um ponto que é praticamente impossível viver sem a estar sofrendo. Precisamos de Deus cada vez mais para que possamos suportar estes dias ruins, disfarçados de bons, através da sua falsa paz, segurança e prosperidade. Enquanto há luz, há tempo para o arrependimento e mudança de atitudes, mas o tempo se esgota rapidamente.
A nossa oração é simples: Senhor ajude-nos e tenha misericódia de nós, para que perseveremos na verdadeira fé.

Fiquemos todos na paz, que execede todo o entendimento,
do Nosso Senhor Jesus Cristo de Nazaré.

Nenhum comentário: