Compartilhe

sexta-feira, 6 de junho de 2014

O Som do coração


A bíblia nos diz que devemos cantar e dançar para Deus. O Senhor se alegra conosco, quando nos alegramos nEle, e para Ele. Era comum o uso de instrumentos musicais, na época de Jesus Cristo. Com a reforma protestante resgatou-se a alegria de se poder dançar, cantar e entoar hinos ao Senhor. Houve o resgate de uma igreja dirigida pela bíblia e não por homens, como estava. Vejam o que diz Paulo em Efésios 5:18-19:
"E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito, Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração, ..." 
No entanto, muitas vezes os crentes em Cristo Jesus são considerados chatos, pois só ouvem músicas gospel, em casa, no carro e nas festas. Muitos fazem isso vinte e quatro horas por dia. Vão a "shows" gospel, que na verdade, na sua maioria, são cultos. Estes crentes criticam toda a música do mundo. Suas críticas se baseiam no fato de que temos que nos esvaziar das coisas do mundo, pois quem é de Cristo não pertence mais a este mundo. Dizem ainda que as músicas do mundo são tendenciosas, usam de palavras de maldição, pejorativas, imorais, que nada edificam, além de que, muitas delas são consagradas ao mal.  Quem não é crente não entende. Concordo com quase tudo isso, no entanto temos que levar em consideração algumas outras coisas.

A respeito das músicas do mundo, sabemos que muitas delas são, simplesmente, comerciais, visando somente o lucro. Outras são reconhecidamente do mal, com duplos sentidos, cheias de malícia, sensualidade, e até mesmo consagradas ao mal. A verdade é que não podemos ouvir músicas consagradas a entidades espirituais, misticismo, ocultismo, entoações de feitiçarias, forças místicas, etc. Fiquemos atentos à isto.

Muitos não sabem que, modernamente, o som é estudado cientificamente para que o nosso cérebro possa ser manipulado pelas músicas. Algo como a busca da batida perfeita. Essas músicas fabricadas, fazem com que a pessoa tenha vontade de ouvi-la, ou seja, trata-se daquela música "chiclete", que não desgruda da nossa mente. Os produtores fabricam músicas quase inevitáveis de se ouvir e de querer mais.

Não sejamos tão ingênuos a ponto de pensar que não existe músicas gospel que NÃO são para louvor ou adoração à Deus. Existe porque o público gospel "pirateia" menos. Há interesse de alguns intérpretes e bandas de se "converter", para os seus interesses comerciais, para o lucro. Não digo essas coisas para criticar "a torto e a direito" as pessoas, mas com o objetivo de nos preservar dessas coisas. Qual a mensagem que esses falsos louvores gospel nos trazem, verdadeiramente?  

Por outro lado, entendo também que, há músicas do mundo que podemos ouvir. São músicas que tratam de raízes culturais, que contam a história e o viver de um povo. Não foram criadas pelo ou para o mal. Contam, por exemplo, da vida do campo, dos animais, das frutas, flores, do morar e dos costumes. Há músicas que são verdadeiros poemas, algumas parecidas com os cânticos de Salomão (Cantares), sem maldade, pura arte poética das bençãos que recebemos de Deus. Há também músicas instrumentais, clássicas, e outras, interpretadas lindamente, que percebemos que é dom de Deus. Parece-nos que foram feitas para Deus. Não podemos generalizar e considerar do mal,  todas as músicas que não são gospel.

Para explicar isso melhor: Um engenheiro crente faz projetos de edificações. Esse é o trabalho dele. Serão esses prédios somente para o uso de Deus, como templos, por exemplo? Alguma vez, até pode ser, mas não sempre. Se o engenheiro dependesse, somente, de construir templos, não sobreviveria. Outro exemplo: um eletricista crente faz somente a elétrica para crentes e para as igrejas de Jesus Cristo? Claro que não! Esses profissionais certamente consagram a Deus o trabalho de suas mãos, mas trabalham para todo o povo. Na música é semelhante. Há profissionais do mundo que criam músicas para alegrar o povo. Tratam-se de músicas que não possuem atributos negativos. Quem poderá afirmar, com certeza, que não é dom de Deus? Serão os crentes melhores do que as demais pessoas, a ponto daqueles não serem dignos de receberem dons de Deus? São músicas que não desagradam a Deus. Com toda certeza, alegram mais a Deus, do que os falsos louvores gospel. Quem é verdadeiramente convertido à Jesus Cristo, tem o Espírito Santo de Deus, reconhecerá uma música que não agrada à Deus. A música que agrada a Deus, falará de boas coisas, será agradável de se ouvir, será alegre, fará com que nos sintamos bem.

Devemos saber, no entanto, que o nosso ouvir, o nosso cantar, o nosso trabalhar, enfim, o nosso viver deve ser para o Senhor. Muitos dos que estão no mundo acreditam em Deus, somente não tiveram ainda uma experiência com o Senhor Jesus Cristo. Deus conhece o coração das pessoas. Talvez até já tenham aceito o Senhor Jesus Cristo nas suas vidas, de uma maneira diferente do que pensam os evangélicos. Quem somos nós para julgar quem é de Jesus ou não? Conhecemos o coração das pessoas? O que nos cabe fazer é evangelizar e proclamar a palavra do Senhor para estes.

Não posso deixar de comentar, aquelas músicas gospel que de tão maravilhosas,  tocam, não somente o coração dos crentes, mas os corações de todo o povo. Levam o povo a declarar a palavra do Senhor,  as vezes sem perceberem e assim vidas são edificadas.

No entanto, a maioria das músicas do mundo não são dons dados por Deus. Tratam-se de bandas e músicas essencialmente comerciais. Coisas criadas pelo homem e que visam somente o lucro. Músicas que não edificam em nada. 

Temos que ficar atentos, orar, pedir discernimento ao Senhor, para que possamos reconhecer o falso.

O verdadeiro som do coração é aquele que vem de Deus. É o som que vem do fundo do coração do homem, que está cheio de Deus, que teve ou tem uma experiência sobrenatural com Ele. Assim como a fé é dom de Deus, o verdadeiro som do coração é dom de Deus.

A música gospel tem que ser destinada à Deus e à edificação da Igreja de Cristo, para louvor, adoração e exaltação do Senhor, na oração particular, na adoração (o tempo todo) e nos cultos. Nunca esquecendo de que necessitamos também, de momentos de silêncio, quando paramos tudo e ouvimos a voz do Senhor.

Alguns versículos bíblicos que falam sobre música: Gn 4:21; Gn 31:27; Nm 21:17; Jz 7:18; Ex 15:21; Dt 31:19 e muitos outros.

Fiquemos todos na Paz, que excede todo o entendimento, 
do Nosso Senhor Jesus Cristo de Nazaré.

Nenhum comentário: