Compartilhe

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Um espírito sabotador muito estranho

Muitas vezes nos deparamos com os nossos próprios atos, que cometemos quase inconscientemente. Quando alguém nos faz algo que pensamos ser injusto para conosco, já nos imaginamos defendendo essa causa diante de um juiz, ou de alguém que nos ouça a quem possamos explicar o mal que nos fizeram, a injustiça a que fomos submetidos, como fomos prejudicamos e o quanto somos coitados.

Esperamos assim, que essa pessoa fique do nosso lado, nos dê razão e sentencie o desafeto a alguma punição, mesmo que seja somente o prejuízo da sua imagem. Procuramos um ombro para chorar as nossas mágoas e esperamos que essa pessoa se compadeça da nossa situação e chore conosco lágrimas abundantes. Não acontece assim? A bíblia nos diz em Romanos 12:15: "Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram;", mas não nos diz para sermos concordantes com o espírito de vitimização nos outros e em nós mesmos. Este é um fato revelador, o dano que causa o espírito de vitimização e o tanto que ele nos impede de recebermos as abundantes bençãos de Deus.

Esse espírito de vitimização transforma-nos em coitados. Essas coisas não devem existir nas nossas vidas. É chocante quando ficamos contentes quando alguém nos entende e se coloca a favor da nossa causa dizendo: coitado, você tem razão, que situação! Sabe o que significa coitado? trata-se de alguém que sofreu coita, ou seja, uma desgraça, dor, pena ou aflição, desgraçado, pobre, mísero, infeliz, traído, embora em alguns dicionários, erroneamente, tratam a palavra significando o ato de coito, alguém que sofreu um ato ou até uma violação sexual.  Alguém que sofreu essas últimas coisas, certamente também foi chamado de coitado(a), num uso geral da palavra. Como podemos ver, trata-se de uma palavra pejorativa que não deveríamos permitir que nos fosse proferida, pois realça a desgraça, quando, na verdade, precisamos de solução e renovo.

Aquele que se deixa "levar" pelo espírito de vitimização, que gosta de "se fazer de coitado", de se "manter um coitado", de se fazer de "vítima", de injustiçado, ao contrário do que pensa, está no caminho da destruição, por diversos motivos. Entre eles destaco alguns, que me vem agora a mente:

Estaremos vulneráveis ao ataque do mal e de inimigos disfarçados; alguns terão compaixão genuína de nós, mas outros no fundo estarão satisfeitos com o nosso, digamos, "infortúnio";  perderemos um tempo importante nos achando vítimas, enquanto deveríamos estar trabalhando na superação e oferecendo o perdão; mas o mais importante, ao aceitar esse espírito de vitimização, estaremos bloqueando as bençãos de Deus, quer saber porque? Todos sabemos que quase na totalidade, há primeiro uma desconstrução do que estava mal construído,  do que parecia estar certo mas estava errado, para o recomeço, para a restauração, para a construção correta, do que antes era problemático e fracassou. Quantos "fundos do poço" já ouvimos falar antes de uma vida abundante?  Deus permite que haja essa desconstrução para que uma nova construção, com alicerces firmes possa ser erigida. No entanto se assumirmos o espirito de vitimização e não superarmos as tribulações, ao ficarmos chorando as mágoas pelos cantos, como receberemos as bençãos, as novidades que Deus já nos deu se não tomamos posse? 

Temos que confiar em Deus, que ele tem o melhor para nós e que Ele está no controle de todas as coisas.  Pense nisso! Lembre-se de Jó, leia ou releia o livro mais antigo da bíblia, que se tem notícias, e veja um dos maiores exemplo de superação e restauração da história.

Um outro ponto que carece de exposição, é que sempre "puxamos brasa para o nosso assado", ou seja defendemos a nossa causa com interesse. É necessário que pensemos também, que podemos estar errados. Será que foi somente a outra pessoa que errou? Será que nós não participamos com algo para a situação que se criou? Somos tão perfeitos assim? Claro que não! 

Escrevo à vocês sobre essas coisas porque já passei por isso. Aprendi, que temos que superar as situações ruins, perdoar e tirar da "cabeça" (mente) aquela voz que tenta explicar, debater, o porque fomos injustiçados, defendendo a nossa causa, como um advogado faria diante de um juiz, que incrimina aquele que nos "ofendeu". Quando temos a oportunidade de alguém nos ouvir, cai um rio de lamúrias que visam obter apoio para a nossa causa e receber o rótulo de "coitado", como se fosse algo bom. Temos que parar com isso. 

Não precisamos de um advogado que não seja o Espírito Santo de Deus. Ele não nos pede explicação, pois conhece o nosso coração, conhece nossas causas. Nos conhece intimamente e não há o que possamos esconder d'Ele. Temos que ser o suficientemente conscientes para saber que precisamos perdoar, seguir em frente, superar, reconstruir, confiar em Deus e na sua fidelidade, nos apropriar das bençãos que Ele já nos deu. Lembre-se, num sentido figurado, que o passado e o futuro nada constroem, quem pode fazer isso é somente o presente. Faça hoje, não permita que o espírito de vitimização, espírito de coitado(a), tome conta da sua vida. Confie em Deus e siga em frente.

A respeito da nossa justiça e das coisas daqui desta terra, a bíblia nos diz algo muito importante:
"Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniquidades como um vento nos arrebatam." (Isaías 64:6)

Fiquemos todos na Paz, que excede todo o entendimento, 
do Nosso Senhor Jesus Cristo de Nazaré.

Nenhum comentário: