Compartilhe

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Posicionamento nas decisões

Para o desenrolar do tema, preciso explicar logo de início: 
  • Nosso Deus não é um Deus de confusão; 
  • Contrariamente ao que muitos terapeutas afirmam, existe o bem e o mal; 
  • Não há a batalha, como tantos pensam, entre o bem e o mal, Deus contra o diabo;  
  • O Senhor, nosso Deus, é poderoso, soberano, criador de todas as coisas e tem o controle sobre tudo; 
  • O Senhor permite determinadas ações do mal, talvez devido ao livre arbítrio ou pela volição que Ele nos concedeu ou talvez ainda, por mistérios, coisas que não podemos entender. 
  • Esse texto não te levará a tomar decisões pela tua própria vontade, como poderá ser mal interpretado, à princípio. Quem realmente entendê-lo, será liberto e conhecerá o verdadeiro tempo e vontade de Deus, para todas as decisões da sua vida. Quem foi liberto pelo Filho de Deus, Jesus Cristo de Nazaré, é verdadeiramente LIVRE.
Neste artigo, quero apenas trazer algumas verdades bíblicas que nos ajudam, no que diz respeito ao posicionamento e decisões nas nossas vidas. Vivemos, muitas vezes, situações em que pensamos que Deus está "moldando" o nosso caráter. No entanto quando fazemos um balanço dos fatos, vemos que ao invés de estarmos sendo edificados, estamos nos tornando pessoas piores. Tratam-se de situações que nos tornam pessoas amargas, azedas, inseguras, desconfiadas, murmuradoras, vingativas, odiosas e tristes, contrariamente ao que Jesus Cristo nos ensinou. Isso tudo se reflete no trato com as pessoas. Como estou tratando os outros? A liberdade que considero que Cristo me concedeu respeita as outras pessoas? Há o amor ao próximo? Jesus disse: que conheceríamos a árvore pelos seus frutos, por isso acredito que isso possa ser levado também para as situações, algumas as quais explico. Jesus disse: 
"E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
(Mateus 22:39, 19:19; Mc 12:31; Gl 5:14;Tg 2:8; Lc10:27; Rm 13:9 e muitos outros). 
Como poderei amar os outros como a mim mesmo, se a situação em que estou, por falta de decisão, me torna uma pessoa pior, que não ama a si própria e muito menos os outros. Me autoflagelo pensando que agrado a Deus (só isso já daria um artigo inteiro). Muitos cristãos, em atitudes piores do que faziam os fariseus, numa religiosidade tremenda, numa "crentice" condenável, ficam esperando, indefinidamente, que Deus desça do céu para lhes dizer o que fazerem, para se posicionarem nas suas vidas. Tanto em decisões pessoais, espirituais, ministeriais, etc. Veja neste link o artigo sobre o tempo de Deus.

Essas pessoas deixam a vida lhes levar, justificando que temos que respeitar e esperar o tempo de Deus. Permitem a maldição sobre suas vidas dizendo que é a vontade de Deus. Não percebem que se houve intimidade com Deus, oração e o espírito não está entristecido, devemos nos posicionar nas boas decisões que temos que tomar. Se for de Deus vai prosperar se não for não irá nem começar. O Espírito de Deus é quem nos ajuda nisso, pois somos de Jesus.

Cristãos que assumem essas atitudes, impedem as bençãos de Deus. Pensam estar fazendo a vontade de Deus, mas não percebem os verdadeiros frutos da sua indecisão. Frutos bons, árvore boa. Um posicionamento e uma decisão acertada, em Deus, é benção para quem a toma e para todos ao seu redor. Esses cristãos sem posicionamento, simplesmente, pegam algum testemunho específico e o tomam por base, literalmente, para "ficar esperando em Deus", sem considerar que Deus age personalizadamente, ou seja trata cada caso diferentemente. Nesses testemunhos temos que somente reconhecer o mover de Deus. Há de nos perguntarmos: Será que o que estamos vivendo edifica, realmente, a nossa vida e o corpo de Cristo? ou trata-se somente, como exemplo, um sofrimento sem sentido, ao passo que se nós saíssemos dessa situação poderia servir melhor ao Senhor? Estamos frutificando? Quais os frutos (perseverança, bondade, alegria ou desejos de violência, ódio, mentira ou um "mix" disso tudo)? Verdade mais verdade é igual a verdade, verdade mais mentira é igual a mentira. Todos sabem disso. O nosso exemplo edificou alguém e deu certo, ou só trouxe problemas? Será que permanecendo nessa situação não somos simplesmente pessoas enganadas pelo mal para não frutificar? Será que não teremos esse discernimento? Deus não nos dá esse discernimento?

Para reforçar esse pensamento, sabemos que Deus pode falar conosco através de algumas formas, como por exemplo através de outros cristãos, através de sinais e maravilhas, através da sua palavra e sempre pelo seu Espírito Santo. No entanto, somos muitas vezes orgulhosos e arrogantes demais, para aceitar que outra pessoa recebeu uma palavra de Deus, para nos dar. Dizemos: "Deus é o suficiente para falar direto comigo, sem intermediários, nem adianta vir.".  Isso é orgulho e arrogância, mesmo que pensemos que estamos nos protegendo de falsas "profecias", as famosas "profetadas". Nos fechamos para o que Deus tem a nos dizer, pois queremos que seja do "nosso jeito" e não do jeito que Deus quer se manifestar. Dessa forma Deus fala, mas não ouvimos.

Temos que estar muito atentos, pois a linha entre o certo e o errado é tênue. O mal normalmente se disfarça de bem, não aparece com sua cara feia. Algumas vezes até aparece, na forma de sofrimento, miséria, maldições, maldades, mas as pessoas acham que é provação, se lembram de Jó, e são enganados pois não estão sincronizados adequadamente com Deus, senão perceberiam a diferença. Isso também acontece, porque estamos muito envolvidos com aquela situação específica e então não vemos a verdade. 

Nossa falta de posicionamento nos faz permanecer em situações erradas, juntos com os iníquos, na iniquidade, na mentira e no engano. No entanto, a bíblia nos fala que devemos nos apartar de toda a iniquidade e de quem a pratica. Não adianta dizer que temos que estar no meio dos perdidos para ajudá-los a se salvar. Salvar é uma coisa, participar dos acontecimentos e da vida dos iníquos é outra coisa. Ficamos tão envolvidos que nos tornamos iguais à eles. Seria algo como: querendo salvar alguém ligado a drogas, prostituição, por exemplo, nós participássemos de tudo o que eles fazem e pensam transformando-nos iguais à eles. Assim, nos perdendo para salvar alguém. Será egoísmo nós não fazermos isso? Será que devemos nos doar a ponto de nos perder? Não creio nisso. O que digo não tem nada a ver com o dar a vida pelo irmão, que é correto e bíblico.  Jesus Cristo disse:
"E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade." (Mateus 7:23). 
Jesus Cristo deu o exemplo ao falar essas coisas. Se ele que é Deus, quer que os iníquos se afastem d'Ele, se apartem d'Ele, é obvio que temos que fazer o mesmo. É algo que embasa muito os escritos acima. Não podemos, jamais, compactuar com o mal, pois nos tornaremos iguais aos que o praticam, semelhantemente àqueles que adoram ídolos. Temos que nos apartar de toda a iniquidade e da roda dos escarnecedores (salmos 1:1), que mesmo sabendo da verdade praticam o mal, zombando de Deus, do bem e dos que o praticam.

É bom lembrar que é muito comum ver as pessoas observar (cumprir) o que diz um trecho bíblico, como a vontade de Deus. Tudo com o objetivo de manter uma situação como está, ou seja a nossa falta de posicionamento. No mesmo instante ignoram outro trecho que diz o contrário do que estão fazendo. Será que a palavra de Deus se contradiz? Claro que não. Ele é inerrante! O que existe são interpretações erradas. Não consideram vários fatores, como por exemplo, para quem, em que contexto, em que tempo, como viviam as pessoas alvo dessas palavras, e muitas outras coisas. Muitas vezes estão mais preocupadas com o que as pessoas dirão, o julgamento do homem. Entendido isso, nesse momento nos vem uma pergunta: Será que essa nossa falta de posição já é um posicionamento? Isso me lembra de uma fala de Jesus que responde a essa pergunta:
"Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha". (Mateus 12:30)
Aqui, Jesus Cristo falava, que quem fica em "cima do muro" já se decidiu. É contra Ele. A resposta para a pergunta do parágrafo acima é Sim! É um posicionamento. Quando não nos posicionamos deixamos de receber as bençãos de Deus. Não prestamos um serviço adequado, a nós, aos outros, a Igreja e à Deus. Permanecemos nas coisas velhas que já se tornaram obsoletas e não mais frutificam, se é que frutificaram um dia. Confundem com perseverança e ignoram o verdadeiro plano de Deus. As coisas novas dão mais trabalho. É necessário mais esforço para o novo, as mudanças incomodam, mas são ABSOLUTAMENTE NECESSÁRIAS. Entreguemos, verdadeiramente, nossos caminhos e vidas à Deus e não ao diabo, com seus disfarces, maldades, maldições e sofismas, que visam minar/minguar os justos.

Fiquemos todos, na Paz que excede todo o entendimento, 
do Nosso Senhor Jesus Cristo de Nazaré, Yeshua Hamashia.

Nenhum comentário: