Compartilhe

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Detroit, nos EUA, uma cidade fantasma?

Foi grande surpresa para mim, quando soube e vi, através artigos, fotos e vídeos, a decadência da cidade de Detroit, nos EUA. Na década de 60 teve a maior renda per capta do país e hoje é considerada uma cidade fantasma, com mais de 78 mil prédios abandonados. Uma cidade que no seu auge teve mais de 2 milhões de habitantes, hoje tem aproximadamente 700 mil habitantes. 700 mil habitantes?  Como pode acontecer que uma cidade com 700 mil habitantes ser considerada uma cidade fantasma? Detroit possui ainda, um número muito maior de habitantes do que a maioria das cidades brasileiras possuem. É algo que nos leva a refletir muito. Entender os fatores que levaram uma cidade de sucesso a uma situação como esta. Detroit, cidade economicamente quebrada, com alto índice de criminalidade, com serviços essenciais em decadência, marginalizada, com falência judicial pedida, com uma dívida superior a 18 bilhões de dólares. Orar à Deus para reerguer essa cidade é necessário. No entanto, trago esse exemplo real, para que vejamos que as coisas dos homens são passageiras, frívolas, sem valor. A glória humana logo se esvai. Uma cidade promissora, como Detroit, sofre uma queda inimaginável nos seus tempos áureos. Sabemos dos problemas da indústria automobilística de Detroit, mas não sabemos como a cidade se encontrava espiritualmente e que tipo de ataque espiritual essa cidade e seu povo sofreu. Nos resta somente refletir, como já mencionei, que as coisas dos homens e a sua glória acabam dessa forma. As obras humanas se vão, transformam-se em ruínas, como temos visto no decorrer de toda a história humana. No entanto o homem não aprende a lição e continua valorizando coisas que nada valem. Buscam uma falsa glória, pois a verdadeira Glória é aquela que só existe e pertence à Deus. O homem, sem saber, busca desesperadamente Deus. Precisa de Deus para reativar o "link" espiritual que perdeu com o seu Criador no Éden. Se pararmos para pensar, nos episódios da nossa vida, perceberemos com clareza, essa nossa busca. Um trecho bíblico me vem a memória quando escrevo esse artigo:
 "Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas. Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te." (Apocalipse 3:17-19)
Jesus Cristo é muito claro quando fala essas palavras, através da visão dada por Deus ao apóstolo João,  no cativeiro, na Ilha de Patmos, na Grécia.

Outro exemplo bíblico, que ilustra muito bem esse problema é:
"Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado." (Lucas 14:11)
Vejo esse texto bíblico, no contexto deste artigo, da arrogância, do poderio econômico, da abastância dos homens, que acham que podem viver, plenamente, pelas próprias forças, que não precisam de Deus, pois estão fartos e abastados, falta-lhes a humildade. No entanto, no texto de Apocalipse, citado acima,  podemos ver o engano dos homens, pois a verdadeira riqueza vem de Deus. Riqueza que nunca acaba, não decai, não deprecia. A verdadeira riqueza é o ouro, refinado pelo fogo, do Senhor. São as coisas de Deus. Independentemente de qualquer outra coisa, devemos buscar esse ouro refinado, vestir as vestes brancas, a pureza e a riqueza, que só o Senhor Jesus Cristo nos dá. A recuperação de Detroit não depende da força dos homens, mas sim única e exclusivamente do poder e da vontade de Deus.

Fiquemos todos na Paz, que excede todo o entendimento, 


do Nosso senhor Jesus Cristo de Nazaré.

Nenhum comentário: