Compartilhe

segunda-feira, 26 de março de 2012

Afinal, devemos ser fortes ou... fracos?

Queridos leitores,
muito se tem lido em livros de auto ajuda, que devemos ser fortes, independentes, seguros de nós mesmos, que a força habita em nós, que podemos tudo, que devemos buscar a todo o custo, o que nos faz felizes. Dizem que temos o direito de sermos felizes, enfim, vencer e vencer a qualquer custo. Será mesmo assim? Ou será que devemos relaxar, deixar as situações nos levar ou ir levando a vida, como frequentemente dizem? 

Quero dizer-lhes, por experiência própria, que todas as vezes que fui forte, senhor da situação, perfeitamente decidido no que fazia, baseado somente na razão, tornei-me arrogante, orgulhoso, inapto a aceitar a ajuda de alguém. Tinha em minha mente que estava sempre certo, não aceitando correções e muito menos ajuda. Era o soberano e muitas vezes ditador e autoritário. Passei por isso. Ficava constrangido em aceitar a ajuda de outras pessoas, até nas mínimas coisas. Sabe como isso acabou? tornei-me centralizador, somente eu sabia fazer direito todas as coisas. Era o sabe tudo, o faz tudo, não aceitava ajuda. Resultado: stress, doença, preço muito alto à pagar e longo período de recuperação. Hoje sei que devemos reconhecer nossos limites. Não somos ilhas. Fomos criados para interagir com o Criador, nosso Deus, e com outras pessoas. Como então fazer, para baixar a guarda, amolecer o coração, aceitar ajuda, deixar o orgulho e a arrogância de lado? Simples: reconhecer que o homem natural é fraco, que não entende as coisas de Deus, porque elas se discernem espiritualmente, que temos limitações, mas que tudo podemos, em Cristo, que nos fortalece.

"Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte." (2 Coríntios 12:10)
"Tudo posso naquele que me fortalece." (Filipenses 4:13)
Paulo escreveu isso num contexto de que estava preparado para ser forte, em Cristo, para suportar todas as coisas, como perseguições, injustiça, a prosperidade/provisão ou a falta dela. É certo que quando decidimos as coisas somente pela nossa vontade, pelas nossas próprias forças, invariavelmente erramos e pagamos alto preço por isso.  Sem Cristo tropeçaremos e cairemos. Somos verdadeiramente fortes, somente em Cristo Jesus. Ele, Jesus Cristo, tomou para si nossos pecados, iniquidades, nossos erros, nossas falhas, nossas limitações e fraquezas. Todas essas coisas e o castigo que merecíamos, Ele tomou para Si. Jesus Cristo, nos faz verdadeiramente fortes. Creiamos nEle, entreguemos nossas vidas à Ele, para que possamos ser verdadeiramente fortes e possamos receber todas as bençãos que já nos foram dadas pelo nosso maravilhoso Pai Celestial. Basta crer e aceitar Jesus nas nossas vidas. Veja as maravilhas que Jesus Cristo pode fazer na sua vida! Aceite Jesus Cristo também e tenha uma vida plena, na verdadeira força, que somente vem dEle!

"Assim diz o SENHOR: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas, mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me entender e me conhecer, que eu sou o SENHOR, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR." (Jeremias 9:23-24)

 Fiquemos todos na Paz, que excede todo o entendimento, do Nosso Senhor Jesus Cristo de Nazaré!

Nenhum comentário: