Compartilhe

terça-feira, 28 de junho de 2016

O dinheiro e a falsa sensação de segurança

Queridos leitores, 

começo este artigo com o seguinte trecho bíblico:
"Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores." (1 Timóteo 6:10)
Muitos trabalham incessantemente e neuroticamente em busca de ter condições meteriais para a sua sobrevivência e para comprar e consumir tudo o que desejam. Outros especulam no mercado de capitais e moedas, outros simplesmente sobrevivem, mas uma coisa é comum à todos os homens, a busca de segurança através do dinheiro. Buscamos a estabilidade, a certeza e segurança que o dinheiro nos proporciona, mas semelhantemente as bebidas energéticas, depois da euforia vem o capote. O dinheiro traz a falsa sensação de segurança e de que tudo está bem, mas basta uma perda para que passemos mal, alguns espiritualmente e fisicamente, outros só fisicamente, pois o espírito está pronto, mas a carne é fraca, como diz este trecho bíblico:
"Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca." (Mateus 26:41)
O teste é muito simples, tenha muitos recursos financeiros, tenha todas as suas vontade atendidas, não messa gastos, faça planos e tudo vai bem. Se é um casal, a relação fica ótima, pois tudo é só alegria. No entanto quando uma nuvem escura se aproxima e os recursos se esvaem as coisas mudam. Planos são frustrados, vontades não são mais atendidas, conversas que nunca se pensou que que acontecessem, acontecem, acusações e culpas são lançadas entre as pessoas envolvidas, enfim as esperanças parecem perdidas. Acostume-se com a riqueza, com a fartura, com o pouco controle e depois caia no pouco e veja como você se sente. Este é um cenário de quem confiou apenas no dinheiro e na falsa satisfação de segurança que ele proporciona. É quase inacreditável. Para aqueles que nunca tiveram abundância de bens materiais, muito dinheiro, é difícil compreender tais coisas, mas é isso que tende a acontecer.

No entanto, quando nossa confiança e segurança está no Senhor nosso Deus, nunca nos frustraremos e jamais passaremos por tal situação. Não estou falando de tribulações, pois Jesus Cristo disse que as teríamos. Não falo disto. Me refiro de entregarmos nossa provisão à Deus e depender somente dEle, vivendo uma vida simples, mas bem suprida pela provisão que Deus abundantemente dá para aqueles que o amam. Creio que devemos ter o necessário para a nossa manutenção e sobrevivência, pois como está escrito no versículo acima, o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Na verdade isto nos leva a pensar que quando poucos tem muito, muitos tem muito pouco. Por isso talvez tenhamos que ter o suficiente para vivermos com dignidade e isto Deus dá pára os seus.
Isto me lembra o que o apóstolo Paulo escreveu na sua carta aos Filipenses:
"Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece." (Filipenses 4:12,13)

Fiquemos na Paz, que excede todo o entendimento, 
do Nosso Senhor Jesus Cristo de Nazaré.



Um comentário:

Anônimo disse...

��������