Compartilhe

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Shows, músicas e louvores

Queridos leitores,
começo hoje esse artigo dizendo, que o nosso contentamento não depende de alguma coisa deste mundo. Coisas materiais, reconhecimento, sucesso e fama são alguns exemplos vazios do verdadeiro contentamento. Sofremos todo o tipo de desilusão quando esperamos o reconhecimento dos outros pelas coisas que fazemos. Para os artistas, músicos e atores seculares (não gospel), entre outros, que fazem seus shows e apresentações é um tanto difícil entender e aceitar para a sua vida o que acontece com os artistas gospel. Esses artistas não buscam o reconhecimento e a fama, são adoradores de Deus. Muitos desses adoradores (músicos gospel) conseguem tanto sucesso, que a luta contra fama torna-se acirrada e muito difícil. Tal coisa acontece, principalmente, devido  ao assédio das pessoas, que confundem o adorador de Deus com o artista secular. Tornam-se seus fãs, idolatrando-os, transformando-se, dessa forma, em "pedra de tropeço" para o "artista". Como o "artista" gospel conseguirá conciliar o bom trato, que um cristão evangélico deve dispensar às pessoas, com uma posição contrária a uma idolatria, como um pedido de autógrafo, de fotografia e outras coisas mais ousadas, até inusitadas inerentes a “fama”? Fácil não é! Quero, antes de continuar, fazer a seguinte consideração: como visto acima é sabido que o ser humano tende a esperar o retorno, recompensa, de suas ações, como alguns exemplos a seguir: quem ama espera que lhe amem, se faz o bem espera ser recompensado, se tem talento ou se faz algo correto, espera ser reconhecido, se dá esmolas espera que todos vejam como é bom cristão, se faz jejum faz cara de sofrimento para que todos vejam que está jejuando e assim por diante. Veja o que Jesus Cristo disse sobre isso:

“Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus. Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita; Para que a tua esmola seja dada em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, ele mesmo te recompensará publicamente. E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente. “ (Mateus 6:1-6 )

Finda a consideração, analiso que embora todos saibam disso, muitos ainda praticam tais coisas. Na música, shows, adoração o princípio é o mesmo. Não devemos procurar a glória, o reconhecimento. A glória pertence somente ao Pai, nosso Deus. Agora explico uma outra faceta dos shows (cultos que não são para Deus) e das músicas seculares . É certo que quando cantamos e/ou repetimos um refrão de uma música, não sabemos com qual “estado de espírito” estava o cantor ou compositor quando a compôs. Não se trata somente de uma simples música, como supostamente podemos pensar. Estamos levando aquilo (o que foi cantado e repetido) para as nossas casas e para as nossas vidas. Saímos dali imbuídos do que a música falava. Para endossar isso, cito que é comum lembrar-nos de um situação de nossa vida, pela música que estava “rodando” naquele momento e que nos sensibilizou. Ao cantar alguma canção secular, repetimos coisas que profetizam dúvidas, desamor, desunião, separação, traição, fracassos, insegurança, falência, pobreza, quebradeira, orgulho, arrogância, hipocrisia, crimes, fumo, sexo e pornografia, palavrões, bebedeira, uso de drogas, depressão, suicídio, falta de fé em Deus, desânimo, mediocridade, entre tantas outras coisas que costumamos ouvir e repetir. Temos que ter muito claro em nossa mente, que o que estamos fazendo, ao cantar essas músicas e repetir esses refrões, é simplesmente profetizar contra as nossas próprias vidas e das nossas famílias. Trazemos essas coisas para as nossas vidas e casas. Temos que saber que não afetamos somente a nós mesmos, mas sim toda a nossa família. É muita responsabilidade. Além disso, passamos todas essas coisas para nossos filhos que nos copiam em tudo. Maior responsabilidade ainda. Como o mal , nosso inimigo, espera uma brecha para tocar em nossa vida, imagine se nós mesmos começamos a clamar tais coisas, com nossa própria boca e voz, através dessas “canções”. É um prato cheio para nosso inimigo, o mal. Tenha certeza disso! Bem a conclusão desse artigo, acontecerá no próximo, para não me alongar mais ainda. Não perca a conclusão, dessa análise.

Fiquemos todos na paz, que excede todo o entendimento, do Nosso Senhor Jesus Cristo de Nazaré.

Nenhum comentário: