Compartilhe

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

A formação da nossa personalidade, do nosso caráter. Uma visão cristã.

Nossa personalidade, nosso caráter é formado pelas nossas experiências de vida ou temos uma carga genética que define ou influencia isso? ou ainda, somos "definidos" antes mesmo de nascermos por obra de Deus antes de qualquer genética?

O meio em que vivemos pode influenciar a formação do nosso caráter, da nossa personalidade?

Alguém que vive num ambiente marginalizado pode tornar-se uma pessoa de bem, um cidadão respeitado e respeitoso ou estará fadado a ser um marginal, um fora da lei?

A sociedade pode criar seres automatos, pseudo livres, enganados de que não são escravos, quando na verdade o são? Será esta a grande formação da personalidade das pessoas; para o que são preparadas; para serem meros peões para que a sociedade funcione? Será esta a nossa maior influência que recebemos e assumimos?

Poderemos escapar das influências indesejadas ou subliminares, e viver verdadeiramente livres, uma vida que realmente escolhermos para nós, ou seremos e viveremos como os outros querem que sejamos e vivamos?

Poderemos ser nós mesmos, livres para aquilo que fomos feitos; sem o domínio dos outros homens que, historicamente criaram armadilhas para submeter outras pessoas ao seu jugo, ao seu controle, ao seu poder exclusivamente para seus interesses e perpetuação? Homens que pensam que podem decretar a riqueza, a pobreza, a vitória, a derrota, enfim, a vida e a morte dos outros seus semelhantes.

Conseguiremos ser nós mesmos para viver neste mundo, ou estamos fadados a sermos o que às influências nos levam a ser, inclusive as do mal, pois vivemos num mundo onde a bíblia nos diz que jaz no maligno?

Coloco estes questionamentos em tela para que possamos parar, dar uma olhada para trás e vermos o quanto e até onde nós mesmos somos responsáveis pelas nossas escolhas. O certo é que fomos educados para sermos peões que trabalham para o funcionamento da sociedade estabelecida, meros pagadores de impostos e mantenedores do sistema existente, inclusive das corrupções, roubos inerentes ao sistema imposto, que por baixo dos panos permite todo este mal. Existe um leque de possibilidades e de bençãos que Deus já derramou sobre nós. O problema é que não tomamos posse destas bençãos, pois achamos que as coisas de Deus trata-se de religião que escraviza, quando na realidade o contrário é que é o verdadeiro. As coisas de Deus (Deus é pessoa viva real, não religião), nos libertam da escravidão, como a cápsula vermelha do filme Matrix mostrou e libertou da verdadeira realidade o protagonista. 

Nossa mente foi limitada através de diversas estratégias e, pasmem, inclusive alimentares que afetam nosso cérebro através de produtos químicos, pelos homens, devido aos seus interesses, principalmente econômicos, suas mentiras e enganações, tornando-nos escravos que pensam ser livres.

Isso tudo é muito forte para escrever em tão poucas linhas e sem mais explicações, mas para o momento terá que ser o suficiente.

A chamada é para que acordemos. Procuremos viver um vida saudável onde nossa mente possa funcionar corretamente como Deus a projetou para funcionar.

Devemos rejeitar a ingestão de produtos químicos nos alimentos e bebidas (inclusive na água) que nos são oferecidos; evitar o consumo de outros produtos prejudiciais para o nosso corpo, fartamente veiculados na mídia mentirosa que só visa os seus lucros e de seus patrocinadores. Produtos que nos deixam doentes e sujeitos a manipulação e ao controle de outros.

Devemos cuidar do nosso corpo que é templo do Espírito Santo de Deus. Não podemos aceitar a manipulação do mundo que nos tira o livre arbítrio que Deus nos deu, não somente as decisões das coisas dEle, mas de todas as coisas. A escolha sobre como deve ser nossa vida é nossa, no bom conselho de Deus, e não fruto da decisão de outros baseada em interesses alheios a nossa vontade. 

A nossa vontade deve ser a vontade (conselho) de Deus, que é ótima para as nossas vidas e não a vontade do homem imperfeita e interesseira, incluindo a nossa própria e a de outros. 

Nossa personalidade e caráter sofrem diversas influências, mas quando temos Deus em nossas vidas o Espírito Santo de Deus é nossa maior influência e assim nos tornamos novas criaturas, melhores, que discernem todo o tipo de manipulação dos homens e do mal que anda ao derredor. Os que são de Deus sabem que obras nada são se não tiverem Deus no coração, fé, misericórdia, justiça e amor. É impossível ser de Jesus Cristo, de Deus, e continuar a viver a mesma vida de antes, com o mesmo caráter. Tudo é renovado para muito melhor. Não importa o que o mundo tentou nos fazer. Se temos nosso coração no Senhor estamos debaixo das suas asas, como Jesus disse que Jerusalém poderia estar, mas não quis. Que possamos olhar para trás, avaliar nossa vida e perceber quais foram as nossas escolhas e se elas refletem o que tínhamos no nosso interior. Seguremos na mão do Senhor e partamos para o renovo total das nossas vidas, pois o Senhor não nos criou para sermos medíocres e sim filhos dEle, príncipes e princesas do Rei dos reis.

Fiquemos todos na Paz, que excede todo o entendimento, 
do Nosso Senhor Jesus Cristo de Nazaré.

Um comentário:

maria teresa disse...

Que este possa chegar a muitos...parabéns.