Pregam-se nas igrejas uma palavra específica, estudada para ser ministrada em sermões ou pregações nos cultos. Do texto estudado retiram-se lições às pessoas para que as mesmas vivam suas vidas com prosperidade e de uma melhor maneira. Isso é muito bom para o homem, pois ele precisa também de sustento material, afinal vivemos neste mundo material, mas será simples assim? Não seria somente uma maneira desses pregadores agradar as pessoas para a multiplicação numérica dessas congregações e assim o aumento da quantidade de dízimos e ofertas? .
"Porventura, procuro eu, agora, o favor dos homens ou o de Deus? Ou procuro agradar a homens? Se agradasse a homens, não seria servo de Cristo." (Gl 1:10)
O homem precisa ser tratado, mas muito mais espiritualmente. No entanto, ignorando isso, as pessoas esquecem das coisas verdadeiramente importantes. Esquecem da total dependência de Deus que o homem deve ter; Esquecem de que é Deus quem provê tudo; Esquecem de que o diabo também provê, provisoriamente e falsamente, para que as pessoas abandonem o verdadeiro evangelho de Jesus Cristo e se percam. Ensinam as pessoas a amar as coisas do mundo.
"E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." (Romanos 8:28)
Esquecem de obter e ensinar pelo Espírito de Deus, o verdadeiro ouro, refinado pelo fogo, do Senhor; Esquecem de ensinar as profecias bíblicas que já se cumpriram e principalmente aquelas que ainda estão por cumprir-se e que nos dão a esperança de um mundo melhor. Evitam isso, porque as pessoas não gostam, por exemplo, dos livros bíblicos de Daniel e Apocalipse, pois dizem que são difíceis de entender e muito "chatos". É mais fácil perder horas a fio assistindo aqueles filmes comerciais de Hollywood do que ler a bíblia. O pior disso é que ainda gostam de filmes inteligentes, com uma trama intrincada, complexa, misteriosa, quase insondável. Quando trata-se de ler os ensinamentos e as profecias bíblicas, que são edificantes, nada!
"Pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu. Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas. Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois zeloso e arrepende-te." (Ap 3:17-19)
Nessas pregações falam do arrebatamento, mas lá no seu íntimo, muitos deles ainda se preocupam mais com as coisas materiais, organização de suas congregações burocráticas, cargos e lideranças de ministérios, festinhas para levantar recursos, procedimentos que não diferem muito da igreja tradicional, supostamente de Jesus Cristo a quem condenam. Em muitos casos preocupam-se até com a guarda do sábado ou da entrega, pelos fiéis, do dízimo, caindo num legalismo condenado pelo apóstolo Paulo, principalmente na sua epístola aos gálatas, ignorando e deixando de lado, os ensinamentos, o sacrifício de Jesus o Cristo e a Graça imerecida que nos é dada por Deus. Ignoram a nova aliança.
"Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei. É, por ventura, Deus somente dos judeus? Não o é também dos gentios? Sim, também dos gentios, visto que Deus é um só, o qual justificará, por fé, o circunciso e, mediante a fé, o incircunciso." (Rm 3:28-30)
Essas pessoas esquecem de que devem objetivar as coisas espirituais de Deus, e não coisas materiais, imperfeitas, dos homens. A prosperidade desse mundo de nada vale, pois tudo é vaidade. É Deus quem provê ao crente, quando esse depende totalmente Dele e se posiciona conforme o que revela o Espírito de Deus. Esses pregadores pensam em melhorar a vida das pessoas aqui nesta terra, quando na verdade deveriam estar preocupados em preparar as pessoas para o mundo vindouro, o mundo reinado pelo Nosso Senhor Jesus Cristo.
"Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo." (1 Co 3-11)
Querem ensinar lições para um melhor viver nessa terra, quando deveriam mostrar e explicar o que a bíblia ensina e diz do que está por vir e o quanto essas maravilhas serão melhores do que as coisas deste mundo. Sobre isso digo: Muitos pensarão que agora está tudo tão bom e tão bem, pois vivem um período de prosperidade como nunca visto, mas que está profetizado nas escrituras para acontecer antes do fim dos tempos.
Todos acham que estão vivendo "felizes e alegres" com suas tecnologias, TVs de tela grande, hometheaters, Ipods, Iphones, Ipads, e todas as tecnologias a que somos submetidos todos os dias. Não discernem que todas elas nos escravizam e nos cobram um alto preço, invariavelmente nunca só em dinheiro, mas sim o, sem preço, tempo de nossas vidas e em muitas vezes a perda de nossas próprias famílias, causada pelo mau uso do nosso tempo. Muitos dizem não viver mais sem essas coisas tecnológicas. Quem já não ouviu isso? "- Não vivo mais sem meu celular." ou "- Não consigo ficar sem ler meus e-mails e sem internet!".
"Atentei para todas as obras que se fazem debaixo do sol, e eis que tudo era vaidade e correr atrás do vento." (Eclesiastes 1:14)
Nosso mundo está fadado ao fim. Falta muito pouco para aparecer a mensagem "Game over". Muitos escritores e cientistas, mesmo não cristãos, concordam com isso, sabem que o mundo caminha para o fim. Os sinais estão aí por todos os lados.
"Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo." (Apocalipse 3:20)
Agora lhes pergunto, já pensaram num mundo onde não exista o mal? Um mundo em que não existe a ganância, corrupção, a má intenção, homicídios, roubos, culpa, traição, falsidade, desonestidade, orgulho, vaidade, inveja, rancor, acepção de pessoas, prostituição, e tudo o mais que o mal, nosso inimigo, causa. Pensamos que podemos resistir a esses problemas e que as coisas que Deus tem para nós, não precisamos, porque aqui está tudo bem! Dessa forma, as coisas de Deus não parecem ser "grandes coisas", especialmente quando pensamos naquela deliciosa pizza, nosso Ipad, nas viagens maravilhosas que podemos fazer, nos hotéis lindos e confortáveis que podemos frequentar e outras coisas "legais" que o mundo nos oferece. Será mesmo que essas coisas nos preenchem, nos satisfazem? Acredito que não, pois é só conseguirmos obtê-las e já queremos algo novo. É bom saber que se Deus nos diz que no seu reino as coisas são maravilhosas, temos que confiar nEle, porque Deus não mente.
"Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?" (Números 23:19)
Além disso se eu busco o mundo de Deus para conseguir coisas semelhantes às materiais, que satisfazem a carne, estou severamente enganado. Temos que buscar Deus por amor à ele; pelo amor que Ele tem por nós; por termos sido criados para estar na Sua companhia. Ele nos quer juntos de Si. Somente preenchemos o famoso vazio, do nosso coração, com Deus. Ele quer a nossa companhia, pois nos criou para isso, mas o homem não quis e o rejeitou, e o vazio ficou. A correção para os problemas desse mundo, onde acontecem tantas coisas ruins, como as citadas acima, além de muito desamor, catástrofes, e todo o tipo de consequência gerada pela queda do homem, só pode acontecer quando Jesus vier e governar. Será um milênio sob o reinado de Jesus, até o tempo em que o mal será solto e definitivamente exterminado. Após aquele tempo viveremos então, na total plenitude, com o Senhor, no seu reino celestial, para fazer o que fomos criados para fazer: estarmos juntos com o Senhor nosso Deus, na sua companhia, na sua presença, louvando-O, adorando-O, e participando de experiências com Ele, jamais imaginadas pelo conhecimento e sabedoria humanas.
"Mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que O amam." (1 Coríntios 2:9)
Não podemos cair nos falsos ensinamentos; nos falsos evangelhos; nos falsos cristos proclamados em muitas congregações, que nos afastam de Deus.
"Admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho, o qual não é outro, senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema. Assim, como já dissemos, e agora repito, se alguém vos prega evangelho que vá além daquele que recebestes, seja anátema." (Gl 1:8,9)
Para finalizar pergunto-lhes: Como podemos querer permanecer sob o domínio do mal nesse mundo, se sabemos dessas coisas todas? Jesus é o único que pode nos tirar aqui e agora, da condição de estar sob o domínio do pecado e do mal. Só Jesus salva, e a salvação é o dom da vida eterna.
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16)
"Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou." (João 14:24)
"Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vô-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também." (João 14:2,3)
Fiquemos todos na Paz, que excede todo o entendimento, do Nosso Senhor
Jesus Cristo de Nazaré, Yeshua Hamashia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário