Quando Jesus disse que se tivermos fé removeremos montanhas do seu lugar e a colocaremos em outro, achamos impossível. Fé é a certeza naquilo que não podemos ver. Para muitos, que só acreditam no que veem, é algo muito difícil, daí a dificuldade de crer nas coisas de Deus. Mas não paramos por aí. Em todas as áreas das nossas vidas acontece a mesma coisa. Muita vezes nos achamos pequenos, lá no fundo perdedores, e outras coisas pejorativas, que não condizem com a realidade e com aquilo que Deus diz que somos. Deus, em toda a história bíblica, fez ganhadores e não perdedores. Alguns na prosperidade e outros em sacrifícios, mas todos vencedores. Não que devamos nos achar superiores aos outros, mas sentir-nos competentes, capacitados por Deus para fazer boas obras, começando pelas nossas famílias. Pensamos que nossa voz não é boa, que somos esquecidos das coisas que aprendemos, que somos inaptos, que somos esquecidos pelos outros, que não temos postura, que somos pobres, que não temos condições. Tudo mentira para que não sejamos quem realmente somos. O mal é o pai da mentira e orquestra tudo isto muito bem.
Podemos fazer a diferença da maneira que somos. Se Deus nos fez únicos, exclusivos, porque queremos ser iguais aos outros, se somos especiais? Se tenho tudo para fazer coisas diferentes e únicas, porque não aproveito os dons e potencialidades que Deus me deu exclusivamente para mim, para fazer boas coisas? Simplesmente porque o mundo quer ditar os rumos que devemos seguir. O mundo quer nos colocar dentro de um molde para que não sejamos quem realmente somos e façamos as coisas originais e únicas que podemos e temos capacidade e dons para realizar. O mundo quer nos aplainar, dizer que somos nada, ou que devemos ser como todos são. O mundo nos diz que só seremos algo, se passarmos por cima de muita gente e de muita coisa. Mais mentiras. Por isso precisamos de libertação através do entendimento e compreensão das coisas que acontecem conosco. A mentalidade da maioria dos brasileiros, produz pessoas de pouco entendimento, do simples pensamento de levar vantagem em tudo, em ser esperto em detrimento do próximo, de possuir o que não é nosso, de sermos pobres materialmente e espiritualmente, assim agradando à Deus devido a nossa simplicidade e humildade. Erro! Outros pensam que se mantiverem um posicionamento rebelde e esquerdista, em todas as áreas, já estarão libertos, quando na verdade mudaram somente de jugo e permanecem escravos. Outros, pensam que servem à Deus, quando na verdade servem à outros homens, à riqueza, à si mesmos, à sua subsistência, à seus interesses, à seus objetivos, à seus propósitos, à falsas doutrinas ensinadas por sofistas, falsos mestres com suas "lavagens cerebrais" executadas através de ameaças (falsamente em nome de Deus) à quem não cumprir suas mentirosas e tendenciosas leis e ordens. Não é fácil livrar-nos de todas estas coisas, precisamos de muito discernimento e entendimento que só Deus pode nos dar. Numa outra área, governos corruptos e desonestos, com sangue nas suas mãos destroem os sonhos, planos e a vida das pessoas, as quais deveriam cuidar e proteger, pois, supostamente, é para isto que existem. Enfim, a destruição está por todo o lado que olharmos e nos virarmos, mas só conseguiremos vencer se tivermos o discernimento e a sabedoria que é Deus quem dá. Se não for Deus a fonte, seremos meros escravos iludidos. Escravos iludidos de que são livres, por um mundo manipulatório e destruidor de vidas. É um discurso difícil de engolir, mas é isto que temos visto e vivido especialmente no Brasil. Como dizem nossos jovens, numa gíria comum: te liga Brasil!
Neste momento oro ao Senhor para que sejamos verdadeiramente livres de toda a manipulação dos homens e do mundo, através do discernimento, sabedoria e conhecimento que só Ele pode nos dar, transformando-nos, mudando nosso status de escravos e servos, para o status de seus amigos e filhos, trazendo-nos a liberdade que Jesus Cristo conquistou e fazendo-nos viver o verdadeiro Shalom do Senhor.
Fiquemos todos na Paz, que excede todo o entendimento,
do Nosso Senhor Jesus Cristo de Nazaré.