Compartilhe

sábado, 3 de setembro de 2016

Tudo é vaidade?

"O que foi, isso é o que há de ser; e o que se fez, isso se fará; de modo que nada há de novo debaixo do sol. Há alguma coisa de que se possa dizer: Vê, isto é novo? Já foi nos séculos passados, que foram antes de nós. Já não há lembrança das coisas que precederam, e das coisas que hão de ser também delas não haverá lembrança, entre os que hão de vir depois." (Eclesiastes 1:9-11)
Analógicamente, assim como o tempo é passado, presente e futuro, o homem é um ser composto de corpo, alma e espírito. Faço alguns questionamentos para levantar o tema principal deste artigo: a completude do nosso ser. Seremos nós, um corpo completo na carne, na alma ou no espírito? Ou será que estas três coisas se completam e formam um ser perfeito? Ou deverão estas três coisas estar equalizadas nos transformando em seres perfeitos? Então podemos ser perfeitos? Ou seríamos perfeitos se fossemos somente carne, ou talvez, somente alma, ou ainda somente espírito?

Se somos carne, alma e espírito, porque muitas vezes nos comportamos como se fossemos somente carne, vivendo os prazeres que o mundo nos oferta? Porque então, no gozo das coisas boas e prazeres carnais, não nos sentimos completos? Vivendo aqui nesta terra, com um corpo, uma alma e um espírito, é certo que se formos mais espirituais, nossa parte carnal nos atrai para as coisas da carne. Isto tanto acontece que, o Senhor nos orienta, através do apóstolo Paulo, dizendo o seguinte: que aquele que está de pé cuide para que não caia.

"Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; porque são opostos entre si; para que não façais o que, por ventura, seja do vosso querer." (Gálatas 5:17)

Se vivermos somente na carne, viveremos vidas vazias, com propósitos frivolos, fúteis, ou sem propósitos, num mundo materialista e consumista. Afinal, porque não nos sentimos totais, completos?

Através da palavra do senhor, constatamos que o verdadeiro ouro, a verdadeira riqueza são as coisas espirituais de Deus, como podemos ver no trecho abaixo:
"Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas." (Apocalipse 3:18)
Quem está falando estas coisas, neste trecho acima, é o próprio Jesus Cristo de Nazaré, Yeshua Hamashia, Yehoshua, O Filho de Deus, o Unigênito de Deus, o Alfa, o Ômega, o Princípio e o Fim.

Nas coisas espirituais de Deus há verdade, justiça, pureza e plenitude. Situação muito dificil estão aqueles que vivem mais na carne, ou somente na carne, diferentemente daqueles que estão mais no espírito, vivendo as verdadeiras coisas de Deus. Todos são iguais perante Deus, mas existem os que são dEle e fazem a Sua vontade, que está expressa na sua palavra. Vontade que Jesus Cristo de Nazaré, enviado pelo próprio Pai, simplificou, excluindo toda a religiosidade, abrindo o caminho do Reino do Céu para aqueles que crerem nEle.

Enquanto vivermos neste mundo não estaremos na totalidade espiritual. A exemplo do corpo de Jesus Cristo de Nazaré, depois da ressurreição, viveremos a plenitude espiritual, somente quando tivermos nossos corpos glorificados, como o dEle. Num paradoxo incompreensível aos olhos naturais, será o final e o início de uma linda história de amor; uma vida na presença do Senhor dos senhores, do Rei dos reis, o próprio Deus.
"Mas, como está escrito:Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.(1 Coríntios 2:9)
"E também que todo o homem coma e beba, e goze do bem de todo o seu trabalho; isto é um dom de Deus. Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe deve acrescentar, e nada se lhe deve tirar; e isto faz Deus para que haja temor diante dele.O que é, já foi; e o que há de ser, também já foi; e Deus pede conta do que passou.(Eclesiastes 3:13-)15 
Toda a vida do homem natural, carnal, nesta terra, é vaidade. Tudo o que diz respeito a este homem está fadado ao esquecimento, assim como todas as coisas materiais que ele tanto valoriza. Tudo vaidade!

Fiquemos todos na Paz, que excede todo o entendimento, 
do Nosso senhor Jesus cristo de Nazaré.