Compartilhe

terça-feira, 28 de junho de 2016

O dinheiro e a falsa sensação de segurança

Queridos leitores, 

começo este artigo com o seguinte trecho bíblico:
"Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores." (1 Timóteo 6:10)
Muitos trabalham incessantemente e neuroticamente em busca de ter condições meteriais para a sua sobrevivência e para comprar e consumir tudo o que desejam. Outros especulam no mercado de capitais e moedas, outros simplesmente sobrevivem, mas uma coisa é comum à todos os homens, a busca de segurança através do dinheiro. Buscamos a estabilidade, a certeza e segurança que o dinheiro nos proporciona, mas semelhantemente as bebidas energéticas, depois da euforia vem o capote. O dinheiro traz a falsa sensação de segurança e de que tudo está bem, mas basta uma perda para que passemos mal, alguns espiritualmente e fisicamente, outros só fisicamente, pois o espírito está pronto, mas a carne é fraca, como diz este trecho bíblico:
"Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca." (Mateus 26:41)
O teste é muito simples, tenha muitos recursos financeiros, tenha todas as suas vontade atendidas, não messa gastos, faça planos e tudo vai bem. Se é um casal, a relação fica ótima, pois tudo é só alegria. No entanto quando uma nuvem escura se aproxima e os recursos se esvaem as coisas mudam. Planos são frustrados, vontades não são mais atendidas, conversas que nunca se pensou que que acontecessem, acontecem, acusações e culpas são lançadas entre as pessoas envolvidas, enfim as esperanças parecem perdidas. Acostume-se com a riqueza, com a fartura, com o pouco controle e depois caia no pouco e veja como você se sente. Este é um cenário de quem confiou apenas no dinheiro e na falsa satisfação de segurança que ele proporciona. É quase inacreditável. Para aqueles que nunca tiveram abundância de bens materiais, muito dinheiro, é difícil compreender tais coisas, mas é isso que tende a acontecer.

No entanto, quando nossa confiança e segurança está no Senhor nosso Deus, nunca nos frustraremos e jamais passaremos por tal situação. Não estou falando de tribulações, pois Jesus Cristo disse que as teríamos. Não falo disto. Me refiro de entregarmos nossa provisão à Deus e depender somente dEle, vivendo uma vida simples, mas bem suprida pela provisão que Deus abundantemente dá para aqueles que o amam. Creio que devemos ter o necessário para a nossa manutenção e sobrevivência, pois como está escrito no versículo acima, o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Na verdade isto nos leva a pensar que quando poucos tem muito, muitos tem muito pouco. Por isso talvez tenhamos que ter o suficiente para vivermos com dignidade e isto Deus dá pára os seus.
Isto me lembra o que o apóstolo Paulo escreveu na sua carta aos Filipenses:
"Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece." (Filipenses 4:12,13)

Fiquemos na Paz, que excede todo o entendimento, 
do Nosso Senhor Jesus Cristo de Nazaré.



sexta-feira, 3 de junho de 2016

Verdadeiramente LIVRES!!!

Queridos leitores,
começo este artigo com um texto maravilhoso do apóstolo João: 
"Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres." (João 8:36)
No estilo de vida que temos, vivemos, quase que invariavelmente, uma vida pesada, buscando sobreviver em meio a uma sociedade tumultuada, concorrida, muitas vezes buscando Deus de maneiras ineficientes e equivocadas. Vivemos como a sociedade dita que devemos viver. Consumimos o que querem que consumamos. Entendemos o que querem que entendamos. Buscamos o que querem que busquemos. Meros seres manipulados, distanciados da verdade, da liberdade e de Deus. Entregamos nosso precioso tempo de vida para qualquer um, como se de nada valesse.

Estre trecho bíblico acima tem a ver com o verdadeiro ouro, as verdadeiras riquezas. Riquezas espirituais que são as coisas de Deus, sua justiça, sua verdade, sua salvação. Quem buscar as coisas de Deus, livre das manipulações dos homens e do mundo, sabendo que todas as coisas materiais nada são, que as maiores riquezas desta terra nada valem, pois o tempo as corrói e o ladrão as rouba, certamente será honrado pelo Pai. Passamos muito tempo, ou todo o tempo das nossas vidas, correndo atrás das riquezas terrenas, quando na verdade aqueles que não se importam com elas, mas tem Deus em primeiro lugar, livres, as tem em abundância. 

Precisamos adotar o estilo não da moda, ou do status, ou do mundo, mas um estilo de vida cristão em todas as áreas na nossa vida. Falar de Deus com as pessoas nem de muito longe disto é o suficiente, temos que viver Deus. Viver Deus no nosso pensar, nas nossas palavras, no nosso agir, no nosso proceder, tanto em casa, como no lazer e no trabalho. Ao contrário do que se pensa só seremos verdadeiramente livres quando adotarmos o estilo de vida cristão, seguindo e segundo o exemplo que Jesus Cristo de Nazaré, Yehoshua, nos deu. Jesus Cristo jamais nos tiraria de um jugo para nos colocar debaixo de outro jugo de escravidão e de falta de esperança. Só assim, vivendo a liberdade que o Senhor nos deu é que seremos verdadeiramente livres e então todas as coisas, independente do nome ou designação que tenham, concorrerão para o nosso bem. Deus dá para aqueles a quem Ele quiser, tanto o ouro refinado do reino espiritual dEle, quanto a mais perfeita provisão nesta terra, aqui e agora. É necessário que renovemos as nossas mentes para que sejamos verdadeiramente livres de todo o pecado, de todo o engano, de todo o interesse e da ganância mundanos, de toda a manipulação do mundo, mas principalmente livres das manipulações dos homens, especialmente dos falsos mestres e de suas falsas doutrinas mascarados de homens e coisas de Deus. No final o joio será separado do trigo, o joio será jogado fora, mas o trigo terá o destino para que foi criado e será aproveitado pelo próprio Pai Celestial, nosso único e verdadeiro governante e Rei.

Uma coisa importante para lembrarmos: De nada adianta fazermos parte da Igreja terrena do Senhor Jesus Cristo, mas não fazermos parte da Igreja espiritual, mística dEle. É necessária a libertação de todo erro, de todo engano e de toda a manipulação imposta sobre todos os homens e especialmente sobre os cristãos. É necessário saber que se todos os templos do mundo fossem fechados, a Igreja do Nosso Senhor Jesus Cristo estaria intacta, simplesmente porque Deus não habita em templos feitos por mãos humanas e nem é servido por elas como se de alguma coisa precisasse, como disse o profeta do Senhor e o apóstolo Paulo (Atos 17:24-25). 

Fiquemos todos na Paz, que excede todo o entendimento, 
do Nosso Senhor Jesus Cristo de Nazaré.